CryptoTimes

Banco Central da Turquia bane o uso de criptomoedas em pagamentos

16 abr 2021, 8:46 - atualizado em 16 abr 2021, 8:46
bitcoin turquia bandeira
Segundo o banco, criptomoedas apresentam riscos significativos, não são reguladas por uma autoridade central, são voláteis, suas transações são irreversíveis e podem ser utilizadas em atividades ilegais por conta de sua estrutura anônima (Imagem: Pixabay/cryptostock)

O Banco Central da República da Turquia baniu o uso de criptomoedas para pagamentos.

Nesta sexta-feira (16), o banco central anunciou que criptoativos não podem ser usados direta ou indiretamente para pagamentos e que nenhuma empresa pode fornecer tais serviços.

“Fornecedoras de serviços de pagamento não podem desenvolver modelos de negócios de uma forma que criptoativos sejam usados direta ou indiretamente na concessão de serviços de pagamentos e emissão de dinheiro eletrônico, e não podem fornecer quaisquer serviços relacionados a tais modelos de negócio”, afirmou o banco central.

Criptomoedas apresentam riscos significativos, segundo o banco central. Não são reguladas por uma autoridade central, são voláteis, suas transações são irreversíveis e podem ser utilizadas em atividades ilegais por conta de sua estrutura anônima, afirmou o banco.

“Recentemente, algumas iniciativas surgiram em relação ao uso desses ativos em pagamentos. Considera-se que seu uso nos pagamentos possa resultar em perdas irrecuperáveis para as partes da transação devido aos fatores listados acima e incluem elementos que podem prejudicar a confiança nos métodos e instrumentos utilizados atualmente para pagamentos”, disse o banco central.

A regulamentação entrará em vigor em 30 de abril.

O bitcoin (BTC) sofreu uma queda de 3% e está sendo negociado a US$ 60,5 mil, segundo o TradingView.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.