CryptoTimes

Banco Central Europeu (BCE) acelera criação do euro digital em resposta às medidas de Donald Trump sobre criptomoedas

24 jan 2025, 15:14 - atualizado em 24 jan 2025, 15:14
Agenda, Mercados, Brasil, EUA, Europa, Fomc, taxa de juros, Economia juros banco central europeu pib china europa inflação comissão europeia união eua tarifas
Uma CBDC nada mais é do que uma versão digital da moeda fiduciária de um país, regulamentada e controlada pelo Banco Central. As CBDCs têm como objetivo facilitar transações financeiras, oferecendo uma alternativa digital ao dinheiro físico. (Imagem: Flickr/Banco Central Europeu)

O euro digital deve servir como proteção dos bancos da Zona do Euro contra as últimas ordens executivas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É o que acredita Piero Cipollone, membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cipollone falava em uma reunião de políticas da autoridade monetária da Zona do Euro em Frankfurt, nesta sexta-feira (24). O conselheiro do BCE acredita que as recentes medidas de Trump devem favorecer stableoins lastreadas em dólar e impactar outras moedas. 

Na última quinta-feira (23), o presidente Trump assinou a ordem executiva proibindo o desenvolvimento de uma moeda virtual de banco central (CBDC, na sigla em inglês) nos Estados Unidos e reforçando o objetivo de tornar os EUA uma referência global em tecnologia financeira.

No documento, a ordem inclui apoiar “a soberania do dólar, incluindo ações para promover o desenvolvimento e crescimento de stablecoins legítimas e respaldadas pelo dólar em todo o mundo”.

Assim, Cipollone alertou que a iniciativa da administração Trump poderia afastar clientes dos bancos tradicionais — isso porque stablecoins e outras criptomoedas não precisam de intermediários para serem negociadas —, o que aumentaria ainda mais a necessidade de o BCE acelerar seus planos de moeda digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Acho que a palavra-chave aqui na ordem executiva de Trump é ‘mundial'”, disse Cipollone. “Essa solução, como todos sabem, desestimula ainda mais os bancos, já que eles perdem taxas, perdem clientes… Por isso precisamos de um euro digital”.

O euro digital e outras CBDCs

Uma CBDC nada mais é do que uma versão digital da moeda fiduciária de um país, regulamentada e controlada pelo Banco Central. As CBDCs têm como objetivo facilitar transações financeiras, oferecendo uma alternativa digital ao dinheiro físico.

Entretanto, uma das críticas às CBDCs é de que elas dariam ainda mais poder e controle às instituições governamentais sobre o dinheiro.

O próprio Trump já fez diversas críticas quanto à privacidade dessas moedas e se mostrou cético em relação a iniciativas governamentais que buscam modernizar o sistema financeiro. Para ele, essa seria mais uma forma do governo controlar a economia.

Compartilhar

É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.
renan.sousa@moneytimes.com.br
É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.