Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Banco Central Europeu deve avaliar copiar nova meta de inflação do Fed, diz Rehn

24/11/2020 - 11:47
Rehn elogiou essa estratégia e argumentou que o BCE precisava tornar sua própria meta de “abaixo (Imagem: REUTERS/Hannah McKay)

O Banco Central Europeu deveria avaliar copiar a nova meta de inflação do Federal Reserve e buscar compensar a alta dos preços depois de ficar abaixo de seu objetivo, disse o membro do banco Olli Rehn nesta terça-feira.

O Fed em agosto mudou sua meta para uma inflação média, prometendo ficar acima do objetivo “por algum tempo” para compensar os períodos em que ficou abaixo da meta de 2%, medida agressiva com o objetivo de levar os Estados Unidos de volta ao pleno emprego e elevar o aumento dos preços.

Rehn elogiou essa estratégia e argumentou que o BCE precisava tornar sua própria meta de “abaixo, mas perto de 2%” genuinamente simétrica e esclarecer que será suficientemente incisivo se o crescimento dos preços se desviar de sua meta em qualquer uma das direções.

“Nós … devemos estar abertos não apenas a uma meta de estabilidade de preços genuinamente simétrica, mas também a considerar estratégias de compensação como uma forma de fortalecer o compromisso com a simetria”, disse Rehn em um discurso. “Estratégias de compensação acabam sendo eficazes para atingir as metas de inflação no médio prazo.”

O BCE tem ficado abaixo de sua meta por quase oito anos. É provável que falhe em atingi-la nos próximos anos, à medida que a economia tenta se recuperar da recessão induzida pela pandemia.

Os comentários de Rehn ocorrem num momento em que o BCE está debatendo uma nova definição de sua meta de inflação como parte de uma ampla revisão de estratégia, respondendo à nova realidade econômica de juros persistentemente baixos em meio a um crescimento fraco e baixos ganhos de produtividade.

Mas algumas autoridades expressaram dúvidas sobre a formulação de estratégias, porque envolvem longos compromissos sobre políticas monetárias futuras e reduzem sua flexibilidade.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 24/11/2020 - 11:47

Cotações Crypto
Pela Web