Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Banco Central Europeu poderia suspender veto para pagamento de dividendos em 2021

18/09/2020 - 8:19
BCE
O BCE havia pedido às instituições que suspendessem os pagamentos de dividendos para conservar capital e continuar emprestando em meio ao impacto da pandemia na economia (Imagem: Flickr/ BCE)

Reguladores europeus estão mais próximos de suspender a proibição para o pagamento de dividendos por bancos no início do próximo ano, de acordo com pessoas a par do assunto.

Vários membros do conselho de supervisão do Banco Central Europeu, que apoiaram os primeiros pedidos para que bancos renunciassem aos dividendos, acreditam que estender a proibição faria mais mal do que bem, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas.

O BCE havia pedido às instituições que suspendessem os pagamentos de dividendos para conservar capital e continuar emprestando em meio ao impacto da pandemia na economia.

A medida afetou ainda mais o desempenho das ações doe bancos neste ano, mas o BCE indicou que era uma troca pelo alívio regulatório sem precedentes concedido para que o setor enfrentasse a crise.

O debate sobre dividendos provavelmente será decidido por indicadores econômicos, dados sobre volume de crédito e avaliação se os bancos reservaram fundos suficientes para cobrir perdas com empréstimos que podem se tornar inadimplentes no próximo ano, disseram as pessoas.

Mudança de humor

O clima está mudando em favor do retorno dos dividendos, embora integrantes do BCE devam debater o tema nos próximos meses com aqueles que ainda querem manter o máximo de capital no sistema bancário caso a situação da economia piore, disseram as pessoas.

No entanto, bancos bem capitalizados precisam recompensar acionistas para manter a confiança e serem viáveis no longo prazo, dizem defensores do retorno dos dividendos.

O BCE disse que revisará o assunto no quarto trimestre. Uma porta-voz não quis comentar.

Reguladores em outras jurisdições, como o Federal Reserve nos EUA, permitiram que bancos continuassem a devolver pelo menos certa quantia aos acionistas, ao mesmo tempo que encorajavam cautela.

O Fed avalia estender limites para o pagamento de dividendos e recompras de ações impostos aos maiores bancos dos EUA.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 18/09/2020 - 8:19