AgroTimes

Banco do Brasil (BBAS3) define foco para 2026 e quer facilitar crédito para agricultura familiar

18 out 2025, 12:00 - atualizado em 16 out 2025, 13:33
banco-do-brasil-bbas3
Diretor de agronegócios e agricultura familiar do BB enxerga tendência de maior utilização de bionsumos no Brasil. (Imagem: iStock.com/Alison Calazans)

O financiamento sustentável, mais especificamente a recuperação de pastagens, é um dos principais focos do Banco do Brasil (BBAS3) para o ano que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Alberto Martinhago Vieira, diretor de agronegócios e agricultura familiar, o banco olha com muita atenção para a destinação de linhas para recuperação de pastagens degradadas. Nos próximos 10 anos, o governo tem a meta de recuperar 40 milhões em terras agricultáveis.

“É algo que ainda vamos definir internamente, mas eu enxergo que é mais uma coisa em que o Banco do Brasil quer ser protagonista. Essa recuperação de pastagens vira produção, renda, desenvolvimento e emprego, sem precisar desmatar um pé de árvore”, afirmou.

  • CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente

Vieira também enxerga uma tendência de maior utilização de bioinsumos e uma agricultura cada vez mais sustentável.

“A recuperação de áreas degradadas para agricultura e pecuária é uma alavanca importante de financiamento para o agronegócio nos próximos anos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O desafio do Banco do Brasil na agricultura familiar

O executivo do BB enxerga o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) como um programa super vencedor e destaca o sucesso do Desenrola Rural, lançado em 2024 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que surgiu para que os produtores solucionassem dívidas antigas.

“Há um esforço do governo para liberação de crédito e recursos para agricultura familiar. O nosso desafio como banco é facilitar o acesso, desburocratizando o processo, para o crédito chegar mais rápido onde o produtor está”.

Segundo Vieira, o banco conta com mais de 5 mil correspondentes espalhados pelo Brasil, que conseguem ir aos lugares mais remotos onde o produtor está.

“Muitos produtores precisam tirar um dia inteiro para ir ao banco. O meu objetivo como Banco do Brasil é simplificar o acesso para esse produtor, fundamental na geração de alimentos, porque grande parte do que comemos no dia a dia vem da agricultura familiar”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural. Em 2024 e 2025, ficou entre os 100 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio.
pasquale.salvo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural. Em 2024 e 2025, ficou entre os 100 jornalistas + Admirados da Imprensa do Agronegócio.
Linkedin
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar