Brics

Banco dos Brics inicia processo de transição e abre caminho para Dilma assumir presidência

10 mar 2023, 10:19 - atualizado em 10 mar 2023, 10:19
Brics
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia confirmado sua intenção de indicar Dilma para presidir o banco (Imagem: REUTERS/Siphiwe Sibeko)

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do grupo de nações emergentes Brics, informou nesta sexta-feira que iniciou o processo de transição de sua liderança, abrindo caminho para que a ex-presidente Dilma Rousseff assuma a presidência da entidade.

Em nota, o banco informou que o atual presidente, o brasileiro Marcos Troyjo, ex-secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, deixará o cargo em 24 de março.

Troyjo está no cargo desde 2020.

Entre para o Telegram do Money Times!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

“A diretoria do Novo Banco de Desenvolvimento vai então eleger um novo presidente indicado pelo Brasil, para assumir o mandato rotativo que vence em 6 de julho de 2025”, disse o NDB em nota.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia confirmado sua intenção de indicar Dilma para presidir o banco.

Lula viaja à China no final deste mês e deve fazer uma visita à sede do NDB, em Xangai, acompanhado da ex-presidente.

Formado pelos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e voltado para o financiamento de infraestrutura, o NDB é visto por seus membros como uma alternativa ao Banco Mundial. Baseado em Xangai, começou a operar em 2015.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.