Banco Postal do Japão lançará iene digital em 2026

O Banco Postal do Japão anunciou que lançará um iene digital até o final do ano fiscal de 2026, com o objetivo de tornar mais conveniente para seus depositantes a realização de transações financeiras digitais.
A iniciativa do gigante postal, que detém cerca de 190 trilhões de ienes (equivalente a US$ 1,29 trilhão) em depósitos, destaca uma onda crescente de entidades japonesas que estão adotando tecnologia blockchain para simplificar transações financeiras.
- Giro do Mercado: Inscreva-se gratuitamente para receber lembretes e conferir o programa em primeira mão
O Banco Postal do Japão, cujo quadro de acionistas inclui o governo japonês, introduzirá a “DCJPY”, uma moeda digital desenvolvida pela DeCurret DCP (uma subsidiária da Internet Initiative Japan), para seus clientes, conforme comunicado divulgado pelas duas empresas.
Uma vez implementada, os depositantes do banco poderão converter seus ienes em DCJPY para realizar transações instantâneas de títulos digitais e outros ativos baseados em blockchain.
“Nossa moeda de depósito tokenizada, atualmente em estudo, oferecerá transações instantâneas e transparentes usando tecnologia blockchain,” afirmaram as empresas no comunicado.
A DCJPY é uma moeda de depósito baseada em blockchain que é totalmente lastreada 1:1 em iene fiduciário. Ela difere das stablecoins, que são criptomoedas projetadas para manter um valor constante geralmente atrelado a uma moeda fiduciária.