Bancos devem analisar sua exposição de risco em cripto, afirma diretor da FinCEN

30/09/2020 - 9:17
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Segundo o diretor da agência, é preciso que bancos tenham certeza de que estão usando programas eficientes contra lavagem de dinheiro e outros riscos (Imagem: FinCEN)

Kenneth Blanco, diretor da Rede de Combate a Crimes Financeiros (FinCEN, na sigla em inglês), disse que bancos devem analisar sua exposição ao risco em relação a criptoativos.

Durante uma videoconferência nessa terça-feira (29), Blanco disse que FinCEN, uma agência do Departamento do Tesouro dos EUA, e outros examinadores bancários iriam avaliar a efetividade de seus programas antilavagem de dinheiro (AML).

Então bancos precisam se perguntar: “quais controles básicos temos para identificar clientes? Temos clientes de criptoativos institucionais ou de ponto a ponto? Como nossa instituição financeira interage com sistemas emergentes de pagamentos? Temos as ferramentas necessárias para identificar e relatar possíveis atividades suspeitas que estão acontecendo em nossa instituição financeira”, segundo Blanco.

“Todas essas perguntas envolvem políticas e procedimentos aplicados para mitigar o risco”.

O diretor continuou a explicar que, se bancos não estiverem pensando sobre esses problemas, serão bem evidentes quando os examinadores fizerem visitas.

Em 2019, FinCEN e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) emitiram uma declaração conjunta, exigindo que empresas que lidam com criptoativos obedecessem às obrigações de AML, incluindo o registro de dados e o envio de relatórios sobre atividades suspeitas.

EUA: nova proposta de lei sugere que corretoras cripto
sejam regulamentadas com a CFTC

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 30/09/2020 - 9:17

Cotações Crypto
Pela Web