Bancos suíços fazem primeiro pagamento com blockchain pública e depósitos tokenizados do país

Três bancos suíços realizaram um pagamento usando depósitos bancários em uma blockchain pública pela primeira vez nesta terça-feira (16), de acordo com a Associação de Banqueiros Suíços (SBA).
O pagamento foi realizado como parte de um estudo de viabilidade pela PostFinance, Sygnum Bank e o gigante UBS, usando tokens atrelados a depósitos. “Isso é realmente algo novo”, disse Thomas Frei, diretor de inovação de produto do Sygnum Bank.
Para fazer a transação na blockchain, os depósitos foram tokenizados e, durante os estudos, clientes transacionaram esses tokens na blockchain, acertando suas respectivas transações.
“Nossos depósitos tokenizados podem ser usados em diferentes bancos”, afirmou Frei.
- CONFIRA: Quais as criptomoedas mais recomendadas agora? O Crypto Times elaborou um e-book gratuito com as indicações; veja como receber
Depósitos tokenizados em bancos suíços
Para Frei, o estudo mostrou que os bancos poderiam cobrir os chamados riscos da contraparte. O executivo acrescentou que, embora o JPMorgan tenha tokenizado seus depósitos, eles somente podem ser usados dentro do ambiente do banco americano.
“Basicamente, o que fizemos foi lançar uma nova forma de pagamentos na blockchain, o que é uma alternativa às stablecoins“, disse Frei.
Vale lembrar que stablecoins são criptomoedas com valor atrelado a uma outra moeda, commodity ou instrumento financeiro. As mais populares são aquelas em dólar americano.
No futuro, os pagamentos poderão “não apenas ser processados imediata e definitivamente em uma infraestrutura compartilhada, mas também serem integrados diretamente em processos de negócios automatizados”, acrescentou.