BusinessTimes

Banqueiros de Hong Kong enfrentam quarentena rigorosa do governo

20 mar 2021, 16:00 - atualizado em 18 mar 2021, 16:20
Hong Kong, Bancos
Em questão estão regras de quarentena entre as mais rígidas do mundo (Imagem: Pixabay)

As medidas rigorosas para o controle do coronavírus em Hong Kong causam crescente ansiedade no setor financeiro da cidade.

Um surto obrigou várias empresas a fechar escritórios e deixou alguns funcionários e filhos presos em instalações de quarentena espartanas do governo.

Um executivo de um banco de investimento internacional na cidade disse que a empresa teria que considerar a transferência de alguns de seus operadores para outros centros financeiros se as atuais políticas de quarentena de Hong Kong permanecerem em vigor por um longo prazo.

Gestores de outra empresa financeira global estão preocupados em ter dificuldades para reter e atrair talentos estrangeiros se as regras de Hong Kong persistirem enquanto outras cidades começam a relaxar as restrições com o avanço das vacinações.

A minuta de uma carta pedindo ao governo para seguir as melhores práticas internacionais e apresentar um roteiro claro para as políticas da Covid tem circulado entre grupos do setor que representam os interesses financeiros e corporativos de Hong Kong, embora não esteja claro qual deles irá assinar, disseram pessoas a par do assunto.

O governo convocará uma reunião na sexta-feira com as câmaras de comércio internacionais e outros grupos empresariais para fornecer uma atualização sobre a Covid, disse uma pessoa que, como outras, não quis se identificar devido à sensibilidade do assunto.

“Para a comunidade empresarial dos Estados Unidos, a quarentena tem sido uma grande frustração e esperamos que os procedimentos sejam alterados quando o governo sentir que é seguro”, disse Tara Joseph, presidente da Câmara Americana de Comércio em Hong Kong, em resposta por e-mail a perguntas da Bloomberg.

A política de quarentena da cidade está em vigor desde o ano passado (Imagem: Unsplash/@archduk3)

Em questão estão regras de quarentena entre as mais rígidas do mundo. Contatos próximos de casos positivos em Hong Kong, incluindo crianças, devem passar até duas semanas em instalações de vigilância centralizadas, mesmo se o resultado do teste for negativo.

Embora um dos centros de quarentena esteja localizado em um hotel da rede Dorsett, outras instalações especialmente construídas possuem quartos minúsculos com móveis simples. Alguns não têm conexões Wi-Fi adequadas ao trabalho remoto.

A política de quarentena da cidade está em vigor desde o ano passado, mas só agora está sendo examinada pela comunidade bancária depois que um surto ligado a uma academia se espalhou entre profissionais do setor financeiro e funcionários de escolas que atendem filhos de expatriados ricos.

As críticas ocorrem em um momento de elevada incerteza sobre o status de Hong Kong como principal centro financeiro em meio à repressão do governo chinês sobre a ex-colônia britânica.

O executivo de um banco de investimento internacional disse que sua empresa está particularmente preocupada com a perspectiva de perder o acesso a funcionários importantes de trading, ou mesmo equipes inteiras, se eles ou seus familiares entrarem em contato com pessoas que deram positivo para Covid.

Vários bancos globais pediram que um número maior de operadores de Hong Kong trabalhe em casa para reduzir o risco de serem colocados sob a quarentena do governo.

Os pedidos de comentários ao gabinete da secretária-geral da Administração de Hong Kong após o horário comercial não foram respondidos de imediato.

bloomberg@moneytimes.com.br