Barclays compra participação na empresa de liquidação de stablecoins Ubyx
O banco Barclays adquiriu uma participação na empresa americana de liquidação de stablecoins Ubyx, seu primeiro investimento desse tipo e parte de seus planos de explorar “novas formas de dinheiro digital”, disse a instituição britânica nesta quarta-feira (7).
A Ubyx, lançada em 2025, é um sistema de compensação para stablecoins — criptomoedas atreladas na proporção de 1:1 a moedas tradicionais — que busca reconciliar tokens criados por diferentes emissores.
- SAIBA MAIS: Quer receber análises confiáveis sobre o universo cripto? Cadastre-se para receber a newsletter gratuita do Crypto Times
Diversos bancos e outras instituições financeiras anunciaram planos envolvendo stablecoins no último ano, à medida que a forte alta dos preços das criptomoedas e o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao setor reacenderam o interesse no uso da tecnologia blockchain no sistema financeiro tradicional.
Um exemplo disso é a emissão de stablecoins ou da criação de tokens baseados em blockchain para representar ativos financeiros. Ainda assim, muitos projetos relacionados a blockchain nos bancos permanecem em estágios iniciais.
O Barclays afirmou em comunicado que ele e a Ubyx estão comprometidos com o desenvolvimento de “dinheiro tokenizado dentro do perímetro regulatório”. O Barclays foi um dos 10 bancos, incluindo Goldman Sachs e UBS, que disseram, em outubro, ter formado um grupo para explorar a possibilidade de emitir conjuntamente uma stablecoin atrelada a moedas do G7.
“Esse investimento está alinhado com a abordagem do Barclays de explorar oportunidades baseadas em novas formas de dinheiro digital, como as stablecoins”, disse um porta-voz do banco.
O Barclays se recusou a divulgar o valor do investimento ou a avaliação da empresa, mas afirmou que esta é sua primeira aplicação em uma companhia relacionada a stablecoins. Os braços de capital de risco das empresas americanas de criptomoedas Coinbase e Galaxy Digital também já haviam investido na Ubyx, segundo a PitchBook.
O número de stablecoins cresceu fortemente nos últimos anos, liderado pela Tether, sediada em El Salvador, com US$ 187 bilhões em tokens em circulação. As stablecoins são usadas principalmente para a movimentação de recursos dentro dos mercados de criptomoedas.