BusinessTimes

BBB 22: Robôs podem decidir quem será o novo ganhador da edição do reality

26 abr 2022, 21:30 - atualizado em 26 abr 2022, 19:13
BBB 22 Final
Novos tempos: Com a final agendada para esta terça, o BBB 22 é alvo de suspeitas de que robôs interferiram nas eliminações dos brothers (Imagem: Wikimedia Commons)

A final do BBB 2022 será nesta terça-feira (26) e os fãs do programa já estão votando em seus participantes favoritos para ganhar o disputado prêmio de R$ 1,5 milhão. Os grandes finalistas são os atores Arthur Aguiar e Douglas Silva e o atleta Paulo André. O problema é que o público está cada vez mais preocupado com a possível interferência de robôs no resultado – algo que atormenta o BBB há alguns anos

Para especialistas e leigos, a maior evidência de que há mais votos do que os fãs de carne e osso seriam capazes de dar vem das últimas eliminações. Quando o brother Eliezer deixou a casa, por exemplo, a transmissão ao vivo exibiu um total inicial de mais de 400 mil votos por minuto. Posteriormente, esse mesmo número subiu mais ainda, contabilizando um total de 680 mil votos por minuto – uma média de mais de 11.300 votos por segundo.

O surpreendente é que as altas quantidades de votos em um pequeno espaço de tempo coincidiram com a baixa audiência que o reality show da Rede Globo registrou nos últimos dias. O último domingo (24), inclusive, foi o pior em audiência nos últimos dois anos do programa, com apenas 20 pontos.

Nas redes sociais, internautas debateram a possibilidade de “robôs” – algoritmos automatizados – estarem participando das votações e aumentando consideravelmente as quantidades de votos contabilizados pela emissora.

Em declaração à coluna Splash, do portal UOL, o ex-participante Gustavo Marsengo afirmou que sua eliminação foi “uma rejeição que não é nem fictícia, é robótica”. O curitibano confirmou sua desconfiança com o sistema de votação do BBB em um segundo momento, ao defender que os votos deveriam ser contabilizados por CPF.

BBB enfrenta robôs há anos

Acontece que, apesar da nova polêmica, o problema com os “robôs” é antigo para o BBB. Em 2018, a Globo passou a exigir que a audiência realizasse um cadastro na plataforma do Gshow para votar nos participantes que gostaria de eliminar. A mudança aconteceu devido a uma série de problemas com perfis falsos e mecanismos de votação automática.

Entretanto, apesar da tentativa, Lucas Cabral, pesquisador de tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio), explica que um programa de computador poderia facilmente executar um cadastro na plataforma, votar e ainda passar despercebido pelas barreiras de segurança da emissora.

“Existe um algoritmo capaz de executar qualquer atividade no mundo”, diz Cabral. “Apesar de exigir um conhecimento prévio, em torcidas grandes como a dos participantes do BBB, a criação de um ‘bot’ para votações em massa é totalmente executável”, afirma.

Segundo o especialista, mesmo que não exista um programador em meio aos fãs dos finalistas do BBB, ainda assim, é possível encontrar profissionais de tecnologia capazes de realizar essas atividades. “Pode ser que você esbarre em profissionais que não queiram realizar esse tipo de serviço por questões éticas, mas que existem pessoas disponíveis para isso, existem”.

Quando questionado sobre as barreiras de segurança presentes no site de votação do BBB – como o botão “Eu não sou um robô” – Cabral também explica que já existem algoritmos capazes de ultrapassar esses bloqueios.

“Nesse caso, o programa precisa ser um pouco mais complexo. Então, você programa o algoritmo para realizar um cadastro, entrar na plataforma, votar e, por fim, passar por essas traves de segurança”, explica. “É algo mais complexo de se programar, mas completamente realizável”, destaca.

A Rede Globo não respondeu aos pedidos da reportagem até o momento.

A grande final do BBB 22 será nesta noite, às 22h45 (horário de Brasília) e será transmitido no canal da Globo na TV aberta e também ao vivo na Globoplay. O último programa do reality contará com ex-participantes da edição e atrações musicais, como Luan Santana, Xamã, Paulo Ricardo e a dupla sertaneja Matheus e Kauan.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Estagiário
Estudante de jornalismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi tradutor no Programa de Voluntários Internacionais da ONU durante dois anos. Na universidade, desenvolve pesquisas em Linguagem e História do Pensamento Social Brasileiro. Escreve sobre tecnologia, ciência, conflitos e assuntos internacionais.
Linkedin
Estudante de jornalismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Foi tradutor no Programa de Voluntários Internacionais da ONU durante dois anos. Na universidade, desenvolve pesquisas em Linguagem e História do Pensamento Social Brasileiro. Escreve sobre tecnologia, ciência, conflitos e assuntos internacionais.
Linkedin