BBSA3, ITUB4, BBDC4, SANB11: Bancos disparam até 4% em dia de euforia dos mercados

Os bancos sobem em bloco na sessão desta sexta-feira (22) em dia em que o Ibovespa dispara mais de 2%.
Por volta das 15h41, o Banco do Brasil (BBAS3) saltava 4,22%, Itaú (ITUB4) 2,36%, Santander (SANB11) 2,87% e Bradesco (BBDC4) 2,41%.
Fora do índice, BR Partners (BRBI11) subia 3,10% e Inter (INBR32) 2,44%.
A alta se dá à euforia que tomou o mercado.
- SAIBA MAIS: Quer receber análises confiáveis sobre o universo cripto? Cadastre-se para receber a newsletter gratuita do Crypto Times
O “gatilho” para a forte alta é o possível afrouxamento da política monetária na maior economia do mundo.
Durante o Simpósio de Jackson Hole, presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA), Jerome Powell disse que “a política em território restritivo, a perspectiva básica e a mudança no equilíbrio de riscos podem justificar ajustes” na postura da autoridade monetária — o que foi lido pelo mercado como uma sinalização de corte nos juros.
Por serem veículos de exposição para estrangeiros, os bancos se beneficiam ainda mais.
Logo após as declarações de Powell, o mercado voltou a precificar uma chance acima de 90% de o Fed cortar os jur0s já em setembro.
De acordo com a ferramenta FedWatch, do CME Group, agora há 91,3% de probabilidade de uma redução de 25 pontos-base na próxima reunião contra 71,6% de chance antes das falas do chair do BC norte-americano.
- LEIA TAMBÉM: O Agro Times quer te ajudar a ficar por dentro do agronegócio e mostrar como começar a investir no “motor” do Brasil; veja como
Com cortes nos Estados Unidos, países emergentes com o Brasil se tornam mais atrativos.
O cenário é bem diferente do começo da semana, quando as ações perderam R$ 40 bilhões em meio à incerteza da aplicação da Lei Magnitsky.
De maneira geral, os bancos conseguiram recurar a perda.