Bancos

BC britânico enfrenta teste histórico, mas não é culpado pela inflação, diz presidente

16 maio 2022, 14:08 - atualizado em 16 maio 2022, 14:08
“Devo enfatizar que –obviamente– não me sinto nada feliz com isso”, disse Bailey (Imagem: Tolga Akmen/REUTERS)

O presidente do banco central britânico, Andrew Bailey, afirmou nesta segunda-feira que o atual aumento da inflação é o maior desafio do Banco da Inglaterra desde que conquistou sua independência em 1997, mas que não poderia ter feito nada para deter o avanço dos preços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Devo enfatizar que –obviamente– não me sinto nada feliz com isso”, disse Bailey ao Comitê do Tesouro na câmara baixa do parlamento britânico. “Esta é uma situação ruim para se estar.”

Bailey foi alvo de críticas por parte de alguns parlamentares do Partido Conservador, que está sentindo a pressão da crise do custo de vida.

A taxa de inflação ao consumidor do Reino Unido atingiu 7,0% em março e economistas consultados pela Reuters esperam que ela salte para 9,1%, pico desde 1982, quando os dados de abril forem publicados na quarta-feira.

Questionado se o Banco da Inglaterra poderia ter feito algo de diferente, Bailey afirmou: “Não acho que poderíamos. Não acho que poderíamos prever uma guerra na Ucrânia. Outro fator com o qual lidamos no momento é mais uma etapa da Covid-19, que afeta a China”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar