Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

BC será responsável por autorizar entrada de estrangeiros nos bancos, diz Ilan

03/01/2019 - 15:24
(José Cruz/Arquivo/Agência Brasil)

Por Investing.com – O presidente do Banco Central (BC) Ilan Goldfajn disse, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que a autoridade monetária será responsável por autorizar a entrada de capital estrangeiro em instituições financeiras brasileiras. Atualmente, a participação estrangeira em bancos dependem da aprovação de um decreto presidencial para cada caso específico, diferentemente de operações entre investidores locais, que não precisam da autorização da Presidência da República.

Veja as principais recomendações para janeiro; clique aqui

A alteração será realizada por um decreto do presidente da República Jair Bolsonaro, segundo Goldfajn. Além disso, as novas regras estarão de acordo com as exigências da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo que reúne os principais países industrializados e que o Brasil reivindica a entrada na organização. A OCDE considera discriminatória as regras brasileiras para a entrada de capital estrangeiro nos bancos brasileiros.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Bancos públicos

O presidente do BC também afirmou ao Valor Econômico que o governo Bolsonaro vai encaminhar ao Congresso um projeto de lei que atribui à autoridade monetária a aprovação de dirigentes de bancos públicos, assim como ocorre com as instituições privadas. Além disso, um decreto presidencial vai obrigar os conselhos dos bancos públicos a submeter suas indicações também ao BC, que não valeria para as nomeações realizadas pelo novo governo.

Leia mais sobre: Banco Central, Economia, Ilan Goldfajn

Última atualização por - 03/01/2019 - 15:24