Carteira Recomendada

BDR mais indicada de maio defende da baixa do mercado e ainda pode entregar mais 20% no ano

06 maio 2023, 16:00 - atualizado em 05 maio 2023, 18:18
Microsoft divide maior número de indicações com Apple. (Imagem: REUTERS/Lucy Nicholson)

As big techs continuam sendo dominantes nas recomendações de analistas para o mês de maio. De acordo com o levantamento mensal do Money Times, dos cinco BDRs (Brazilian Depositary Receipts, na sigla em inglês) mais indicados, quatro representam empresas de tecnologia que valem mais que 500 bilhões de dólares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A preferência pelos titãs do Vale do Silício ocorrem por duas razões complementares. A primeira é que a dominância destas empresas em seus mercados lhes proporciona um alto poder defensivo contra a volatilidade do mercado, uma característica importante para o momento mais contracionista da economia americana.

A segunda é que essas empresas podem ter um potencial de valorização desbloqueado em caso do Fed confirmar uma pausa no aperto monetário já na próxima reunião de junho, aliviando a pressão na curva de juros.

Inovações desses players em Inteligência Artificial também não podem ser descartadas, tema central para algumas das empresas colocadas no topo das recomendações.

Como aponta o BTG Pactual, dentro dos benchmarks setoriais do S&P 500, o índice S&P 500 Tecnologia apresenta a maior alta no acumulado do ano (+22,0%), negociando a um múltiplo P/L de 26,3x, +18% acima da média histórica de 22,3x.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o BTG, modelos de negócios disruptivos, elevada rentabilidade e solida geração de caixa são alguns dos fatores que explicam o bom desempenho do setor nos quatro primeiro meses do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apple e Microsoft dominam indicações entre BDRs

Microsoft (MSFT34) e Apple (AAPL34) lideram as recomendações para o mês de maio, cada uma com 7. Amazon (AMZO34), Alphabet (GOOGL34) e Coca-Cola (COCA34) completam o grupo das cinco mais lembradas.

Empresa Ticker Setor Indicações
Microsoft MSFT34 Tecnologia 7
Apple AAPL34 Tecnologia 7
Amazon AMZO34 Tecnologia 6
Alphabet (Google) GOOG34 Tecnologia 5
Coca-Cola COCA34 Consumo 4

A Microsoft voltou a saltar os olhos dos analistas, depois que a empresa reportou resultados trimestrais. Dentro de suas linhas de negócio, as melhoras para a perspectiva do serviço de inteligência em nuvem e avanços com o ChatGPT animaram.

Como explicou o Itaú BBA, “pelos últimos trimestres, investidores estavam preocupados com o Azure. Feedbacks negativos dos otimizadores e alternativas de estocagem de dados fracas indicavam que a desaceleração na linha de inteligência de nuvem tinham chegado para ficar”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a casa de análise, essa era a única razão para estar fora da ação. “Agora, com essas preocupações sanadas, não há limite que a Microsoft não consiga alcançar, dado os avanços em IA da empresa daqui em diante”.

A casa de análise espera um upside de 21% da Microsoft até o final do ano.

Já a Apple também agradou os analistas com os resultados trimestrais divulgados hoje. A empresa continuou contando uma história de resiliência, mesmo diante das dificuldades macroeconômicas.

Levantamento de BDRs

O levantamento foi realizado com base em informações de carteiras recomendadas de BDRs divulgadas por 12 instituições. Para maio, foram indicados 46 ativos, somando 101 recomendações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Participaram do levantamento: BTG PactualEmpiricus ResearchGenialGuideInterLevanteMyCapÓramaSantanderSafraPagBank e Terra.

Compartilhar

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.