BusinessTimes

Berkshire, de Buffett, registra perda de quase US$ 50 bilhões com baque do coronavírus

02 maio 2020, 15:07 - atualizado em 02 maio 2020, 15:07
A Berkshire disse que a maioria de suas mais de 90 empresas enfrentou efeitos negativos “relativamente pequenos a graves” do Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (Imagem: Reuters/Scott Morgan)

A Berkshire Hathaway Inc, de Warren Buffett, duramente afetada pela pandemia de coronavírus, registrou um prejuízo líquido trimestral recorde de quase 50 bilhões de dólares no sábado e disse que o desempenho de vários dos seus negócios está sofrendo.

A Berkshire disse que a maioria de suas mais de 90 empresas enfrentou efeitos negativos “relativamente pequenos a graves” do Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, com a receita diminuindo consideravelmente em abril, mesmo em empresas consideradas “essenciais”.

A ferrovia do BNSF viu os volumes de embarques caírem, a Geico reservou dinheiro para os prêmios de seguro de carro que não espera arrecadar e algumas empresas cortaram salários e colocaram trabalhadores de folga. Varejistas como a See’s Candies e a Nebraska Furniture Mart fecharam lojas.

Buffett também permitiu que a participação em dinheiro da Berkshire subisse para um recorde de 137,3 bilhões de dólares, contra 128 bilhões de dólares no final de 2019.

Isso refletiu a incapacidade do bilionário de 89 anos de fazer grandes aquisições e cautela na compra de mais ações. A Berkshire recomprou 1,7 bilhão de dólares de suas próprias ações.

O prejuízo líquido do primeiro trimestre da Berkshire totalizou 49,75 bilhões de dólares, refletindo 54,52 bilhões de dólares em perdas de investimentos, principalmente ações ordinárias. Um ano antes, a empresa registrou lucro líquido de 21,66 bilhões de dólares.

O lucro operacional trimestral, que Buffett considera uma melhor medida de desempenho, aumentou 6%, para 5,87 bilhões bilhões de dólares, de 5,56 bilhões de dólares.

reuters@moneytimes.com.br