Política

Biden pede unidade e alerta sobre ameaça da China em discurso no Congresso

29 abr 2021, 8:24 - atualizado em 29 abr 2021, 8:24
Joe Biden
Biden está tentando se equilibrar entre os republicanos que se opõem a mais gastos governamentais e ao aumento de impostos necessário para financiá-los  (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)joe biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, propôs um novo plano de 1,8 trilhão de dólares durante discurso ao Congresso do país na noite de quarta-feira, pedindo aos parlamentares republicanos que trabalhem com ele em questões controversas para fazer frente à competição imposta pela China.

Ao defender a visão de mais governo financiado pelos mais ricos, o presidente democrata fez um apelo aos republicanos que até agora se opuseram a ajudá-lo a aprovar uma série de leis que vão de impostos a reforma policial e de controle de armas e imigração.

Os republicanos permaneceram sentados em silêncio na maior parte do discurso, enquanto os democratas aplaudiam ao passo que Biden falava.

Biden, que assumiu em janeiro, também fez uma defesa apaixonada da taxação de empresas e de norte-americanos ricos para ajudar a financiar seu programa de 1,8 trilhão de dólares chamado “Plano da Família Americana”.

“É hora da América corporativa e o 1% mais ricos dos americanos pagarem sua parcela justa simplesmente pagar sua parcela justa”, disse Biden.

Ele discursou na Câmara dos Deputados dos EUA em um evento reduzido por causa da pandemia de Covid-19, retirando sua máscara para falar para um grupo de cerca de 200 parlamentares democratas e republicanos, outras autoridades e convidados.

Biden está tentando se equilibrar entre os republicanos que se opõem a mais gastos governamentais e ao aumento de impostos necessário para financiá-los e os democratas progressistas que querem que ele pressione por planos mais agressivos.