Redes Sociais

Bilionário Elon Musk rebate Janja sobre invasão de conta no X (ex-Twitter); entenda

20 dez 2023, 16:28 - atualizado em 20 dez 2023, 16:28
Elon Musk
Elon Musk rebate primeira-dama sobre invasão hacker (Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes)

Elon Musk, bilionário dono do X (ex-Twitter) disse nesta quarta-feira (20) que “não está claro” como a plataforma pode ter sido responsável pela invasão da conta da primeira-dama Janja Lula da Silva, um dia após ela afirmar que pretende processar a empresa pelo ocorrido

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não está claro como alguém adivinhar a senha dela é nossa responsabilidade”, disse Musk em uma publicação, sugerindo que a invasão da conta ocorreu apenas pela descoberta de sua senha por um usuário.

Em nota, a primeira-dama rebateu o comentário, e o criticou pelo “tom irônico” e por minimizar “acontecimento grave que não atinge só a mim, mas sim a milhares de mulheres dentro da sua plataforma todos os dias”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu não disse que é responsabilidade do X alguém ‘adivinhar’ a senha da minha conta, mas deveria ser responsabilidade da plataforma agir o mais rápido possível quando crimes são cometidos dentro dela”, disse Janja.

Ataque ao perfil de Janja na rede social de Elon Musk

O perfil no X (ex-Twitter) da primeira-dama Rosângela da Silva — Janja — sofreu ataque hacker na noite de segunda-feira (11). Foram publicadas mensagens ofensivas a ela e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, gerando uma investigação da Polícia Federal e uma notificação à plataforma pela Advocacia-Geral da União.

As ofensas foram dirigidas também para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com a mensagem “O Alexandre de Moraes é bandido e logo vai sofrer impeachment”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Janja afirmou que a PF e a plataforma X foram acionadas “imediatamente e estão tomando as devidas providências”. Ela defendeu que “o ódio, a intolerância e a misoginia precisam ser combatidos e, os responsáveis, punidos”.

A pedido do órgão, a conta da primeira-dama foi congelada até a conclusão das investigações e para que a empresa responsável pela plataforma preserve “os registros e elementos digitais relacionados à conta (@JanjaLula), incluindo, mas não se limitando a, logs de acesso, endereços IP, mensagens diretas, e quaisquer outras informações relevantes, a fim de subsidiar futuras ações judiciais”.

A primeira-dama disse em live com seu marido e presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (19), que pretende processar a rede social X, de Elon Musk. Ainda, criticou a demora para que sua conta fosse congelada pela plataforma, chegando a mencionar nominalmente o próprio Musk ao acusar o empresário de ganhar dinheiro com a invasão.

“Foi tão difícil que o Twitter congelasse a minha conta e por uma hora e meia o seu Elon Musk ficou muito mais milionário com aquele ataque”, afirmou na ocasião.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar