CryptoTimes

‘Crypto Week’: Bitcoin (BTC) bate recorde antes de debate sobre regulação nos Estados Unidos; veja mais

14 jul 2025, 9:13 - atualizado em 14 jul 2025, 9:13
Dondald Trump, presidente dos Estados Unidos, e o Bitcoin (BTC) (Imagem: Gemini 2.0/montagem Money Times)
(Imagem: Leonardo Rubinstein Cavalcanti/Crypto Times)

O bitcoin (BTC) atingiu novos recordes, ultrapassando os US$ 120 mil na madrugada de domingo (13), impulsionando o mercado global de criptomoedas. De acordo com o Coin Market Cap, o novo all time high (ATH) está em US$ 123.091,61. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, os mercados tradicionais apresentam um cenário misto: bolsas asiáticas fecharam sem direção única, as europeias operam em baixa e os futuros de Wall Street estão negativos.

A alta do bitcoin é atribuída ao otimismo com a “Crypto Week”, que começa hoje.

Isso porque nesta semana devem ocorrer debates na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos sobre projetos de lei para regulamentar o setor de ativos digitais. A saber: 

  • Genius Act.: Projeto de lei que estabelece regras para o mercado de stablecoins, as criptomoedas com lastro em dólar norte-americano. A proposta visa garantir mais segurança e transparência para emissores locais, além de deixá-los fora da cobertura da SEC, a CVM dos EUA. O texto segue para a Câmara e, na sequência, para a aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump;
  • Clarity Act.: Trata da regulação do mercado cripto como um todo, propondo a diferenciação entre commodities digitais (como o bitcoin, que é considerado o ouro virtual)  e ativos de contratos de investimento. O projeto também delimita a atuação da SEC e da CFTC, dando mais segurança a emissores e desenvolvedores. 
  • Anti-CBDC Act.: Com menos efeito sobre as cotações diretas do mercado de criptomoedas, o projeto Anti-CBDC (isto é, contra as moedas digitais emitidas por Banco Central, ou Central Bank Digital Currencies) que proíbe o Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) de emitir uma versão virtual do dólar americano. Na visão de entusiastas do setor, uma CBDC daria um controle excessivo do governo sobre a privacidade financeira dos cidadãos.

Assim, há uma expectativa de aprovação desses projetos no Legislativo norte-americano devido à postura pró-cripto dos deputados e do próprio presidente Donald Trump, conhecido como o “Crypto President”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do bitcoin (BTC): O que esperar agora

No entanto, Trump também mantém uma política tarifária agressiva.

Recentemente, ele confirmou tarifas de 35% sobre produtos canadenses e anunciou impostos de 30% sobre importações do México e União Europeia a partir de 1º de agosto, mesma data em que passam a valer as taxas de 50% sobre produtos brasileiros.

Apesar disso, investidores e governantes esperam um recuo da parte do presidente dos EUA, já antecipando o TACO Tade (Trump Always Chicken Out, algo como “Trump sempre recua”, em tradução livre). 

Nos próximos dias, a atenção se volta para indicadores econômicos na China e nos EUA, com destaque para o PIB chinês (a ser divulgado hoje à noite) e o Livro Bege dos EUA (quarta-feira).

Compartilhar

É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.
renan.sousa@moneytimes.com.br
É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.