Dias de cão: Bitcoin (BTC) abaixo de U$ 29 mil; Terra (LUNA) encerra blockchain e USDT perde paridade

Leonardo Rubinstein Cavalcanti
12/05/2022 - 19:27
Bitcoin (BTC) hoje
Resumo diário sobre o Bitcoin, o mercado de criptomoedas e das finanças descentralizadas. (Imagem: Pexels/Ivan Babydov)

Nesta quinta-feira (12), o Bitcoin (BTC) passou o dia abaixo de U$ 28 mil. A criptomoeda mostra uma variação diária negativa de cerca de 1,23% até o momento da publicação desta notícia, indicando uma estabilidade de curto prazo no preço.

Já o Ether (ETH), criptoativo da rede de contratos inteligentes da Ethereum, ainda luta para ficar acima de U$ 2 mil, e apresenta uma variação diária negativa de 6,33% ao longo do dia, chegando a ser cotado a maior parte do dia abaixo de U$ 2 mil.

Segundo dados do CoinMarketCap, a capitalização de mercado da somatória de todos criptoativos teve quedas, e deixou o mercado em cerca de US$ 1,21 trilhões. A dominância do bitcoin e do ether é de, respectivamente, 44,8% e 19,2%.

Eclipse de LUNA e as dores de Tether (USDT)

Nos últimos dias, o mercado vem experienciando um efeito bola de neve imenso, começando pela queda dos criptoativos devido a políticas monetárias do Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos de aumentar a taxa de juros básica do país.

Após a decisão, e consequentemente a queda do mercado cripto, o projeto da blockchain Terra (LUNA) começou a desabar. Devido aos altos rendimentos prometidos na Anchor (ANC), protocolo da rede, a stablecoin descentralizada do ecossistema da Terra, UST, apresentou um aumento em sua oferta, e perdeu sua paridade ao dólar.

O efeito da bola de neve não parou aí, tentando manter seu lastro, a Terra vendeu parte de seus Bitcoins que possuía em caixa, o que derrubou mais ainda o mercado cripto, o UST e o token de governança da Terra, a LUNA.

As perdas foram tão grandes que as atividades no blockchain de Terra (LUNA) foram interrompidas nesta quinta (12) para proteger a rede contra um possível ataque, segundo um comunicado de Terraform Labs.

Além de tudo isso, a stablecoin da Tether (USDT), perdeu brevemente seu lastro no dia de hoje causndo um medo ainda maior sob o mercado.

Finanças descentralizadas (DeFi)

A bola de neve também atingiu o setor de finanças descentralizadas (DeFi) que continua observando um forte recuo em seu Valor Total Travado, ou TVL na sigla em inglês.

O valor total travado em DeFi, segundo o site Defillama, é de U$ 143,08, uma variação diária negativa em 26,62%. Confira as principais perdas:

(Imagem: DeFiLlama)

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Disclaimer

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Última atualização por Renan Dantas - 12/05/2022 - 19:27

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto