BusinessTimes

Black Friday 2022: Supermercados esperam crescimento de 9% nas vendas

03 out 2022, 14:49 - atualizado em 03 out 2022, 14:49
carrinho de supermercado inflação IPCA
Consumo em supermercados deve crescer na Black Friday deste ano (Imagem: Adobe Stock / Montagem: Giovanna Figueredo)

A Black Friday deste ano promete maior movimentação econômica, com o aumento da intenção de compra e de gastos dos consumidores. Segundo estudo da Associação Paulista de Supermercados (APAS), cinco em cada dez consumidores pretendem gastar mais na tradicional promoção de novembro.

Com isso, a Associação estima um crescimento de 9% no consumo em supermercados, devido à data. O dado faz parte de um estudo elaborado pelo Departamento de Economia da APAS, com base em pesquisa realizada pela Shopper Experience.

Conforme o levantamento, dos consumidores que vão aproveitar as promoções, 83% planejam comprar itens nos supermercados durante a Black Friday. Em 2021, 76% consumiram durante a promoção.

Estas estimativas geram grande otimismo para o setor, com mais da metade dos empresários, 56%, esperando por um crescimento real nas vendas durante a Black Friday.

“A data representa o segundo maior volume de comercialização para os supermercadistas, perdendo apenas para o movimento proporcionado pelas festas de final de ano”, diz o estudo.

Consumidores pretendem gastar mais na Black Friday

Segundo a pesquisa, na Black Friday de 2022, cinco em cada dez consumidores pretendem gastar mais nas promoções, com valor médio estimado a ser gasto nos supermercados de R$ 564,87.

Os itens de maior procura devem ser alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza. O estudo destaca que, mais uma vez, as carnes devem ser o destaque nas vendas, com um aumento estimado de 17% em relação ao ano passado.

Para o Departamento de Consultoria Econômica da APAS, o aumento do emprego e da renda devem refletir o aumento do consumo.

“Tais fatores geram otimismo entre os empresários e os consumidores. Devemos experimentar um aquecimento econômico antes da Black Friday, aumentando o movimento nas lojas”, estima Diego Pereira, economista da APAS.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.