Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Blockchain Polkadot anuncia PolkaBTC, novo bitcoin tokenizado

15/10/2020 - 10:19
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
PolkaBTC será descentralizado e apermissionado assim como o bitcoin; vem aí o “bitcoin da Polkadot”, adversário do WBTC, o “bitcoin da Ethereum” (Imagem: Polkadot)

Uma nova forma de bitcoin tokenizado, PolkaBTC, está previsto para lançamento no blockchain Polkadot no primeiro trimestre de 2021.

A startup de blockchain Interlay lançará PolkaBTC, que será lastreado em proporção 1:1 ao bitcoin (BTC), ou seja, terá o mesmo preço que a criptomoeda. Interlay foi fundada pela Web3 Foundation, que supervisiona o desenvolvimento do Polkadot.

PolkaBTC pode ser considerado como o token adversário do wrapped bitcoin (WBTC), desenvolvido no blockchain Ethereum.

Interlay diz que o diferencial do PolkaBTC é sua “rígida dedicação em não necessitar de confiança [ser “trustless”] e ser aberto”, ou seja, não terá uma autoridade central que o controle e será apermissionado assim como o bitcoin.

“Desde o início, o BTC-Parachain será operado por uma rede descentralizada de pessoas, membros da comunidade e empresas”, disse Interlay. “Você não precisa de permissão ou de qualquer outro token adicional para se tornar um mantenedor e começar a ganhar com taxas.”

Parachain é um ecossistema de sub-blockchains interconectados e de aplicação específica.

DOT, o token nativo do Polkadot, será usado como garantia para emitir PolkaBTC. “Qualquer usuário pode se tornar em um Vault ao simplesmente bloquear DOT como garantia. Os únicos requisitos são (1) ter uma carteira de bitcoin, (2) ter uma carteira Polkadot e (3) ter alguns DOTs”, explicou Interlay.

Usuários poderão transferir PolkaBTCs emitidos a outros usuários ou aplicações descentralizadas desenvolvidas no Polkadot.

Para resgatar PolkaBTC pela quantia equivalente em BTC, será necessário queimar tokens PolkaBTC no BTC-Parachain. “PolkaBTC pode permanecer no Polkadot por tempo indefinido (não existe data de expiração) e pode ser resgatado por BTC a qualquer momento”, disse Interlay.

Roteiro de desenvolvimento (roadmap) dos projetos do blockchain (Imagem: POlkadot)

Uma rede de testes alfa para PolkaBTC está prevista para novembro de 2020 e uma rede de testes beta repleta de recursos poderá ser lançada em janeiro de 2021. O lançamento da rede principal está previsto para o primeiro trimestre de 2021.

Além de PolkaBTC, a equipe da Interlay também está trabalhando em “XOpts” — a plataforma não custodial para opções de bitcoin entre blockchains. “Nosso objetivo é que XOpts se torne o equivalente à Uniswap para opções e outros produtos de derivativos”, explicou a equipe.

“XOpts também funciona como uma corretora descentralizada para BTC (liquidação de opções), permitindo a negociação entre blockchains para stablecoins e tokens DeFi — sem oráculos de preço ou WBTC.”

O lançamento de XOpts está previsto para lançamento na Ethereum também no primeiro trimestre de 2021, seguido pela expansão para Polkadot e outros blockchains.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 15/10/2020 - 10:24