BMW voltará a crescer na China com nova série de veículos totalmente elétricos, diz CFO

A BMW está confiante de que pode voltar a crescer em seu maior mercado, a China, com a série Neue Klasse totalmente elétrica, uma grande reformulação do portfólio da empresa que foi iniciada esta semana com o lançamento do primeiro modelo.
“Somos mais do que competitivos com esse produto”, disse o diretor financeiro Walter Mertl à Reuters. “Com o aumento da disponibilidade do Neue Klasse, veremos novamente crescimento na China.”
Assim como seus pares europeus, a BMW sofreu reveses na China devido à concorrência local agressiva e a uma retração no setor imobiliário que afastou os consumidores chineses mais ricos da compra de carros novos.
- SAIBA MAIS: Onde investir para buscar maximizar o seu patrimônio? Use o simulador gratuíto do Money Times e receba recomendações de investimento com estratégia e segurança
No primeiro semestre de 2025, as vendas da montadora alemã de carros de luxo na China caíram 15,5%.
“Olhando para a nossa futura gama de modelos, não estou preocupado”, disse Mertl, depois que a BMW apresentou na sexta-feira seu veículo utilitário esportivo elétrico Neue Klasse iX3, que será lançado na China no verão de 2026.
O lançamento ocorreu antes do salão do automóvel IAA 2025 em Munique, onde as marcas de automóveis locais estão lutando contra a crescente presença chinesa para permanecerem competitivas.
As baterias dos novos veículos estavam entre 40% e 50% mais baratas do que as dos modelos existentes, disse Mertl, um fator fundamental para ajudar o grupo a aumentar a lucratividade.
Com o iX3 50, a BMW poderia alcançar margens iguais às dos equivalentes com motor a combustão — a chamada paridade de margem — já em 2026, disse Mertl.