BusinessTimes

BNDES pagará R$ 45 bi ao Tesouro até novembro e quitará passivos em 2023

25 out 2022, 20:41 - atualizado em 25 out 2022, 20:41
Bndes
O valor corresponde a cerca de 65% do total ainda devido pelo BNDES, informou o governo (Imagem: Fernando Frazão/ Agência Brasil)

O BNDES pagará 45 bilhões de reais ao Tesouro Nacional até 30 de novembro, segundo cronograma de devolução de passivos acertado entre o banco de desenvolvimento e o Ministério da Economia, segundo comunicado nesta terça-feira.

O valor corresponde a cerca de 65% do total ainda devido pelo BNDES, informou o governo. Os 24 bilhões de reais restantes devem ser pagos até novembro de 2023.

Os recursos são relativos a empréstimos feitos em governos anteriores pela União para capitalizar o banco de fomento.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, vinha acusando a área jurídica do BNDES de criar obstáculos aos pagamentos à União.

Em setembro, ele afirmou que o banco ainda teria um passivo de 90 bilhões de reais com o Tesouro, e que o pagamento viabilizaria a redução da relação dívida/PIB este ano para cerca de 76%.

O novo cronograma foi acertado após o Tribunal de Contas da União (TCU) ter determinado a aceleração dos pagamentos, que ainda assim ficaram abaixo do previsto por Guedes.

Em nota, o Ministério da Economia e o BNDES disseram que o entendimento, aprovado pelo conselho de administração do banco, mantém a possibilidade de antecipação de pagamentos sempre que houver disponibilidade de caixa, sem comprometer os indicadores de liquidez do BNDES.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar