BusinessTimes

Bob’s: Lucro de dono de uma loja da rede de fast-food pode chegar a R$ 25 mil por mês

26 maio 2022, 15:42 - atualizado em 26 maio 2022, 15:42
Bob's
Segundo Fabiano, o valor de R$ 1,2 milhão também é o valor médio que o interessado deve desembolar para abrir uma loja do Bob’s com mais de 40 metros quadrados (Imagem: Divulgação Bob’s)

Um dono de uma loja do Bob’s com mais de 40 metros quadrados pode lucrar R$ 1,2 milhão em até 4 anos, disse Fabiano Lima, diretor de expansão do Bob’s em entrevista ao Money Times.

De acordo com os dados de Lima, a média mensal desse lucro é de R$ 25.000.

Lima ainda afirma que o valor de R$ 1,2 milhão também é o valor médio que o interessado deve desembolar para abrir uma loja com mais de 40 metros quadrados, que será recuperado entre 3 anos e meio e 4 anos. O valor já inclui a taxa de franquia.

Caso o franqueado recupere os R$ 1,2 milhão em 3 anos e meio, o lucro médio mensal será de R$ 28.571. No entanto, ele comenta que esses são valores médios, visto que cada loja possui sua particularidade.

Por isso ele estima que o lucro líquido equivale de 11% a 15% do faturamento do franqueado.

“O faturamento varia muito de loja para loja, por isso, fazemos uma conversa com o próprio candidato para falar sobre rentabilidade do retorno de investimento e o quanto ele vai investir. Pois, o faturamento é uma coisa que depende muito do franqueado em si”, explica Fabiano Lima.

Ele comenta também que existem outros modelos de lojas, que exigem um investimento menor, como o modelo de 40 metros quadrados, que deve ter um aporte de 840 mil. Já a de até 30 metros quadrados tem em média um investimento de R$ 537 mil.

A recuperação do valor investido também é em até quatro anos, fazendo o lucro médio mensal ficar em R$ 11.187,50 para a loja de menor porte e de R$ 17.500 para a de 40 metros quadrados.

Taxas para ser um franqueado do Bob’s

Além de investir um determinado valor para ter o produto, o empreendedor dono de uma loja do Bob’s deve pagar 3% do faturamento em royalties para a companhia, além de 4% do faturamento para pagar a taxa de marketing.

Segundo o Bob’s, o franqueado deve estar atento que o pagamento dessas taxas acontecem desde o início da rede.

No entanto, Lima diz que a empresa chegou a reduzir as taxas durante a pandemia, para apoiar empreendedor e evitar fechamento de lojas da rede. Segundo a empresa, o valor total aplicado foi de R$ 60 milhões nos últimos dois anos.

“Nós isentamos o pagamento de várias taxas, diminuímos o valor dos royalties. Além de injetarmos dinheiro em marketing local para conseguir fomentar cada operação e fazer a nossa parte, para ter o mínimo de impacto possível nesses dois anos tão desafiadores que todo mundo passou”, diz Lima.

Chances de quebrar com franquia do Bob’s

Todo investimento possui risco um risco, e como o próprio diretor de expansão do Bob’s disse que o “faturamento varia muito de loja para loja”, o interessado em empreender deve entender que a franquia não é uma renda fixa, modalidade de investimento que garante o quanto o investidor vai lucrar.

Por isso, ele conta que na pandemia (2020 e 2021), mesmo com a ajuda de R$ 65 milhões, houve o fechamento de 65 lojas.

“Por outro lado, vale ressaltar que tem muito franqueado que fecha a loja, mas quer abrir uma outra em outro ponto e por isso ele busca uma relocação no ponto para reabrir uma nova loja”, diz.

Por fim, ele comenta que existem os riscos de todo investimento, mas que a empresa está em larga expansão, com cerca de 39 pontos de venda já abertos até maio desse ano e mais 130 que devem ser abertos até o final de 2022.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Repórter
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.