CryptoTimes

BoE: só compre cripto se estiver “preparado para perder todo o seu dinheiro”, afirma Bailey

06 maio 2021, 14:22 - atualizado em 06 maio 2021, 15:05
Bailey há tempos é um crítico das criptomoedas e parece que sua postura não vai mudar tão cedo (Imagem: Tolga Akmen/Pool via REUTERS/File Photo)

Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) possui uma mensagem bruta para quem investe em cripto: “só as compre se estiver preparado para perder todo o seu dinheiro”.

Em uma conferência de imprensa nesta quinta-feira (6), Bailey falou que não vê valor intrínseco em cripto. “E isso não significa que as pessoas não põem valor nelas [as criptomoedas], pois podem ter valor extrínseco. Mas não têm valor intrínseco”, disse ele.

Bailey também não gosta das palavras “cripto” e “moeda” juntas. Ele disse que quer usar uma frase “mais neutra”: “criptoativos”.

Há tempos que Bailey é um crítico das criptomoedas. Em 2020, ele fez comentários parecidos: “se você quer comprar bitcoin, esteja preparado para perder todo o seu dinheiro… [O bitcoin] não tem valor intrínseco”. Este ano, ele disse que criptomoedas não são adequadas para a realização de pagamentos.

Enquanto isso, o Banco da Inglaterra está explorando sua própria moeda digital. Em abril, o banco central, junto com o Tesouro Britânico, criou uma força-tarefa para avaliar a possibilidade de lançar uma libra digital (ou “britcoin”).

Caso aprovada e emitida, a criptomoeda britânica iria existir junto com o dinheiro em espécie e depósito bancário em vez de substituí-las.

theblock@moneytimes.com.br