Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

BofA eleva projeções da inflação na América Latina para 8%

22/06/2022 - 12:35
Selic
Antes da guerra na Ucrânia, projeção era de 4,9%. (Imagem: Pixabay)

O Bank of America (BofA) revisou as suas projeções de inflação para a América Latina. A região deve encerrar o ano de 2022 com uma inflação de 8% – acima dos 4,9% que eram esperados antes da guerra entre Rússia e Ucrânia.

De acordo com o banco, por mais que os países da América Latina estejam protegidos do conflito no leste europeu, do ponto de vista geográfico ou comercial, o aumento de preços está acima das metas nas principais nações. “Os bancos centrais da América Latina continuarão seu ciclo de alta”, diz o relatório.

Além disso, os protestos sociais que estão se espalhando no Equador e no Peru devem afetar a atividade econômica. Por outro lado, o BofA projeta que o crescimento do PIB latino-americano seja de 2,6% neste ano, o que representa 0,7 ponto percentual acima da previsão pré-conflito na Ucrânia.

“A América Latina passou por uma reavaliação maciça de preços nas últimas semanas, em meio a um Federal Reserve mais agressivo. As vendas mostram que fatores globais devem continuar sendo um dos principais impulsionadores dos mercados locais.”

Colômbia

O BofA também destacou que a vitória do esquerdista Gustavo Petro na corrida presidencial na Colômbia deve resultar, no curto prazo, em um aumento do salário mínimo, congelamento dos preços dos combustíveis e aumento das tarifas de importação.

“Esperamos um grau de disciplina e consolidação fiscal, mas a dívida ainda pode chegar a 70%.”

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Última atualização por Juliana Américo - 22/06/2022 - 12:35

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto