Money Times Entrevista

Bolsa brasileira ‘continua muito barata’, avalia analista da Empiricus Research; veja por que comprar

06 fev 2025, 7:30 - atualizado em 05 fev 2025, 17:30
temporada de balanços
Analista da Empiricus Research aponta motivos para comprar Bolsa brasileira no atual momento (Imagem: iStock.com/hernan4429)

A Bolsa brasileira continua muito barata e vale o investimento, avalia a analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research. Para ela, mesmo quem pensa que “perdeu” após a guinada do Ibovepsa (IBOV) em janeiro — quando avançou quase 5%—, deve recordar que o índice vem de quatro meses consecutivos de queda, e essa alta “não faz nem cócegas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quaresma afirma que a Bolsa permanece barata e está com um ponto de entrada atrativo, em meio a um cenário de anos de resgate de fundos, que se aceleraram em novembro e dezembro, além da retirada de capital estrangeiro. 

  • VEJA MAIS: resultado do 4T24 pode fazer os dividendos desta incorporadora chegar até 25% este ano; veja qual

“A alocação da indústria de fundos em Bolsa está, na mínima, histórica do Brasil. Chegou a ficar mais baixa do que no período Dilma, então o posicionamento é muito favorável para quem está comprado hoje”, coloca.

A analista argumenta que qualquer surpresa positiva gera um movimento técnico muito forte, com gringos aportando e fundos multimercado voltando a alocar em Bolsa. Na avaliação de Quaresma, o técnico é muito favorável.

Compre Bolsa, desde que pense no longo prazo

Para a analista da Empirics, o atual fundamento que está sendo incorporado aos preços é muito ruim, de uma recessão forte. Apesar de reconhecer que pode ocorrer, este cenário não está no horizonte da analista. “Acreditamos em uma estagnação”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a concretização de um cenário de estagnação, a analista rebate o questionamento de “então a Bolsa irá cair” recordando que, a não ser que se trate de uma recessão longa, o mercando compra pensando em 12 meses.

A lógica é a seguinte: 2024 foi um bom ano para a economia real, com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e inflação relativamente baixa, mas ruim para os ativos de risco. A razão apontada pela analista é que, quem comprou em 2024 estava olhando para 2025. E em algum momento de 2025, o consenso vai começar a comprar olhando para 2026.

“E se vier essa recessão, pode ser até bom. Porque aí vai começar a se discutir uma Selic terminal menor, uma queda de juros em 2026, umamudança política que pode levar a uma melhora de fundamento da economia, da microeconomia principalmente”.

Tendo esse horizonte, a analista aponta o atual momento como um ótimo período para se comprar a Bolsa brasileira, mas alerta: com muita seletividade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ganhar dinheiro em Bolsa, não é preciso comprar ativos em turnaround, estressados, com balanço frágil, afirma Larissa Quaresma, tendo em vista que o atual cenário colocou as empresas de boa qualidade, balanço forte, também em condição de estarem muito baratas.

“Estamos otimistas, desde que o investidor tenha um horizonte temporal maior e tenha estômago para volatilidade. Quem compra hoje precisa comprar olhando para 2026, para o final de 2026, provavelmente”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar