BusinessTimes

Bolsa brasileira tem empresas ‘excelentes e maravilhosas’ que não param de cair, diz gestor

30 mar 2023, 13:44 - atualizado em 30 mar 2023, 13:44
Fundo Verde/Luis Stuhlberger
Mercado pode reduzir o prêmio exigido após a aprovação do arcabouço fiscal, disse gestor. (Imagem: Monteiro/Bloomberg)

O fundador da Verde, Luis Stuhlberger, reiterou que a gestora tem hoje uma exposição de 17% em Bolsa, abaixo da média história de 25-20%. “A Bolsa brasileira tem empresas excelentes e maravilhosas que não param de cair”, afirmou ao Brazil Journal. 

Stuhlberger disse ver um custo de capital alto e revisão dos lucros das empresas, em meio a uma Selic elevada. “Muitas vezes o mercado fica no preço porque tem fluxo”, explicou. “Tem fluxo muito maior de venda de brasileiros do que se imaginava e um fluxo de compras de gringos muito menor do que se imaginava”.

Sem destacar quais companhias, o gestor disse que há empresas “incríveis” que a casa gosta de ter em portfólio. “Não estou dizendo que a gente não pode vender e diminuir [essas ações]”, ponderou.

No exterior, a gestora tem posição em commodities (petróleo e ouro) e defende que o Brasil tem o dólar como um ativo com ao menos três características que outros investimentos possuem.

“Em economia você não consegue ter a trindade: segurança, liquidez e rentabilidade”, disse o gestor. “Mas, em um único ativo [o dólar], você não tem risco de duration [risco de um título em relação ao prazo de seu vencimento], é ‘título’ do governo e tem a rentabilidade do juro real mais alto do mundo”.

Stuhlberger destacou que a Verde tem posição comprada em inflação longa, em uma prevenção contra potencial desajuste fiscal. “Chega uma hora que o governo do PT pode provocar uma crise, ir para um caminho ruim e os mercados precificarem pior”, disse.

Para ele, o mercado pode reduzir o prêmio exigido após a aprovação do arcabouço fiscal. Stuhlberger disse ainda ver o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, como influências positivas sobre o presidente da República.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.