Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Bolsa de Valores da Austrália adia lançamento de sistema baseado em blockchain

30/06/2020 - 11:49
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Desde 2016, a Bolsa de Valores da Austrália busca substituir seu ultrapassado sistema CHESS por um sistema baseado em blockchain (Imagem: Twitter/ASX)

A Bolsa de Valores Australiana (ASX, na sigla em inglês), adiou novamente o lançamento de seu sistema de liquidações em blockchain — desta vez, para daqui a quase dois anos.

Agora, ASX apresentou uma data de lançamento para abril de 2022, sujeita a feedback de usuários.

Este mês, a bolsa está realizando uma pesquisa com usuários de seu sistema CHESS (cuja sigla significa “Sistema Eletrônico de Sub-Registro em Câmara de Compensação”) para determinar se conseguirá cumprir com o cronograma atualizado.

CHESS tem mais de 25 anos. Peter Hiom, vice-CEO da ASX, afirmou que o novo sistema CHESS apresentará “serviços existentes, funcionalidade nova e melhorada, alta disponibilidade, confiabilidade e desempenho e irá reforçar os mercados financeiros da Austrália pela próxima década e além”.

Em março, ASX sujeitou o projeto de substituição ao CHESS sob revisão por conta do coronavírus e para permitir que usuários do CHESS focassem em operações cotidianas durante a pandemia.

Cronograma revisado de implementação (Imagem: ASX)

Hiom disse que ASX permanece “comprometida” com o projeto. O novo sistema CHESS está sendo desenvolvido em parceria com a Digital Asset.

ASX afirmou que 34 empresas se conectaram ao ambiente de desenvolvimento de clientes (CDE), incluindo fornecedores de software, corretores e registradores de ações.

Também afirmou que 89% da funcionalidade principal de compensação e liquidação utilizada por clientes foi aplicada no CDE, então poderá ser testada por participantes.

O ambiente de testes industriais, principalmente para fornecedores de softwares “back-end” (gerenciamento do conteúdo), foi adiado em seis meses, para dezembro de 2020. “Obtivemos muito progresso em circunstâncias desafiadoras e estamos focados em apresentar a solução de forma segura e oportuna”, disse Hiom.

Os clientes da ASX estão preocupados com o novo sistema CHESS e querem que a bolsa adie seu lançamento.

Por exemplo, a empresa de transferência de estoques Computershare contou ao Financial Times que buscava por um adiamento de dois anos na implementação porque faltam esclarecimentos sobre o projeto.

A Associação de Acionistas e Consultores Financeiros (SAFAA) afirmou que também deseja um adiamento de seis a doze meses do projeto.

O projeto de substituição ao sistema CHESS está sendo desenvolvido desde 2016 e já passou por inúmeros adiamentos desde então.

Confira, abaixo, o documento de consultoria sobre o cronograma atualizado para a substituição do ultrapassado sistema CHESS:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 30/06/2020 - 11:50