Política

Bolsonaro cria confusão para tentar privatizar Petrobras, diz Lula

21 jun 2022, 14:42 - atualizado em 21 jun 2022, 14:43
Lula
“Vão criar todas as confusões possíveis para ver se conseguem propor a privatização da Petrobras”, afirmou Lula (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) “cria confusão” envolvendo a Petrobras e a política de preços da petroleira com o objetivo de criar o ambiente para privatizar a estatal, possivelmente ainda neste ano, afirmou nesta terça-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de outubro.

Em discurso durante evento para lançar as diretrizes de seu programa de governo, Lula voltou a criticar a política de preços da Petrobras, que leva em conta a paridade com o mercado internacional de petróleo, e disse que, se Bolsonaro quiser, “com uma canetada” ele pode alterar a política da estatal.

“O Bolsonaro poderia, numa canetada como fez o Pedro Parente (presidente-executivo da Petrobras à época em que a estatal adotou a paridade internacional de preços), obrigar o presidente da Petrobras a reduzir os preços”, disse Lula.

“Ele faz muita bravata e mantém o preço alto, porque ele não quer brigar com os acionistas que são os que ficam com o lucro que a Petrobras está tendo, que é exorbitante. Nada para o reinvestimento na empresa, nada para melhorar a vida do povo e tudo para os acionistas que estão recebendo dividendos”, acrescentou.

Bolsonaro tem buscado colocar a Petrobras como principal vilã das constantes altas nos preços dos combustíveis e já classificou o lucro da estatal –que tem a União como acionista majoritário e controlador– de um “estupro”.

Após um novo reajuste nos preços da gasolina e do diesel, Bolsonaro passou a defender a abertura de uma CPI para investigar a cúpula da estatal, que foi nomeada por seu governo.

“Vão criar todas as confusões possíveis para ver se conseguem propor a privatização da Petrobras, quem sabe ainda neste ano, como fizeram da forma mais vergonhosa possível o processo de privatização da Eletrobras”, afirmou Lula.

As diretrizes do programa de governo do petista se opõem às privatizações da Petrobras, da Pré-Sal Petróleo SA, da Eletrobras e dos Correios. Também defende uma “transição” da atual política de preços dos combustíveis para um modelo que leve em conta os custos nacionais.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.