Bolsonaro pede a Índia que envie com urgência vacina contra Covid-19 ao Brasil

O presidente Jair Bolsonaro enviou nesta sexta-feira carta ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em que pede ajuda para que seja enviada com urgência ao Brasil as doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca produzidas na Índia, informou o governo federal.
O governo brasileiro conta com o envio de 2 milhões de doses produzidas pelo Instituto Serum para a vacinação emergencial contra Covid-19 no país, depois que for concedida autorização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“O imunizante está sendo produzido no Serum Institute of India e deverá integrar de forma imediata a implementação do nosso Programa Nacional de Imunização”, informaram em nota conjunta a Secretaria de Comunicação da Presidência e o Ministério da Saúde.
Na carta, cuja íntegra não foi divulgada oficialmente, Bolsonaro também agradece a Índia pela liberação das exportações dos insumos farmacêuticos produzidos naquele país, “de extrema relevância para o abastecimento do mercado brasileiro”, de acordo com a nota.
O Ministério da Saúde quer começar a imunização, no cenário mais otimista, a partir de 20 de janeiro. Além da vacina da AstraZeneca, o governo federal também aguarda aprovação da Anvisa à CoronaVac, da chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.
O pedido de urgência para a importação das doses da Índia ocorre após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ter informado que vai ocorrer um atraso na chegada ao país do insumo necessário para a produção local do imunizante desenvolvida pela AstraZeneca.
A vacina da Fiocruz é a principal aposta do governo federal para a vacinação dos brasileiros a fim de conter a pandemia do novo coronavírus no país. Até o fim do ano, o governo federal espera contar com mais de 200 milhões de doses do imunizante da Fiocruz.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Última atualização por Lucas Simões - 08/01/2021 - 22:06