AgroTimes

Bolsonaro sanciona lei que facilita acesso a estoques da Conab a pequeno criador

05 jan 2022, 11:19 - atualizado em 05 jan 2022, 11:19
Congresso Brasília
O texto havia sido enviado por MP ao Congresso Nacional em agosto e foi aprovado no fim do ano passado pelo Legislativo (Imagem: Marcello Casal Jr Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que reformula o Programa de Venda em Balcão (ProVB), com o objetivo de facilitar o acesso de pequenos criadores de animais ao estoque público de milho mantido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O texto havia sido enviado por MP ao Congresso Nacional em agosto e foi aprovado no fim do ano passado pelo Legislativo.

“A finalidade da medida é contornar a distorção de assimetrias mercadológicas, tendo em vista que o grande criador de animais, com alto poder de compra, adquire maior volume de milho e se beneficia de menores preços, enquanto o pequeno criador de animais, por demandar volume mais modestos de milho, paga preços mais altos”, afirmou a Secretaria Geral de Governo.

O presidente vetou dispositivo que incluía, entre os beneficiários do programa, o pequeno criador de animais que se enquadre em critérios objetivos estabelecidos para a definição da renda bruta anual vigente no âmbito do Pronaf ou explore imóvel rural com área equivalente a até dez módulos fiscais.

Também foi vetado dispositivo que estabelecia que, nas regiões Norte e Nordeste, o programa poderia promover o acesso do pequeno criador de animais ao estoque público de farelo de soja e de caroço de algodão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a justificativa, isso não estaria contemplado no orçamento do ProVB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar