Política

Bolsonaro sanciona lei que prorroga benefício tributário a produtos da cadeia de exportação

09 jun 2022, 11:08 - atualizado em 09 jun 2022, 11:08
“A ampliação dos prazos tem o objetivo de ajudar na inserção internacional dos produtos voltados à exportação, além de reduzir os impactos da atual crise global”, informou o Ministério da Economia em nota (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na quarta-feira lei que prorroga por um ano mecanismo que concede benefício tributário a produtos da cadeia de exportação, conforme publicação no Diário Oficial da União.

A medida estende excepcionalmente o regime de “drawback” –isenção e suspensão de alguns tributos sobre materiais utilizados para a fabricação de mercadorias destinadas à exportação.

“A ampliação dos prazos tem o objetivo de ajudar na inserção internacional dos produtos voltados à exportação, além de reduzir os impactos da atual crise global”, informou o Ministério da Economia em nota.

Em 2021, foram exportados 61 bilhões de dólares com o emprego do mecanismo de drawback, o que representa 21,9% das vendas externas totais do Brasil no período, segundo dados da pasta.

Com a sanção do texto, também foi validada a desoneração do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) sobre a importação de insumos no âmbito do regime de drawback. Essa medida entra em vigor em 2023.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.