Política

Bolsonaro sanciona Orçamento de 2022 com vetos parciais

24 jan 2022, 7:45 - atualizado em 24 jan 2022, 7:45
Dinheiro, Real
De acordo com nota divulgada na noite de domingo pelo governo, 1,9 trilhão de reais referem-se ao refinanciamento da dívida pública (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na sexta-feira o Orçamento de 2022 com vetos parciais no valor de 3,2 bilhões de reais, de acordo com o Diário Oficial desta segunda-feira, com valor total da despesa de 4,7 trilhões de reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com nota divulgada na noite de domingo pelo governo, 1,9 trilhão de reais referem-se ao refinanciamento da dívida pública.

A nota afirma ainda que foi necessário vetar programações orçamentárias com intuito de ajustar despesas obrigatórias relacionadas às despesas de pessoal e encargos sociais, mas não detalhou os vetos.

“Nesse caso, será necessário, posteriormente, encaminhar projeto de lei de crédito adicional com o aproveitamento do espaço fiscal resultante dos vetos das programações”, diz.

O resultado primário previsto na Lei Orçamentária Anual de 2022 (LOA 2022) é de déficit de 79,3 bilhões de reais, abaixo da meta prevista na LDO-2022, correspondente aos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, no valor de 170,5 bilhões de reais, diz a nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Essa projeção do resultado primário presente na LOA-2022 menor que aquela meta prevista na LDO-2022 decorre particularmente da elevação da estimativa de receitas primárias realizadas pelo Congresso Nacional“, explicou a nota.

O comunicado cita ainda os valores destinados a ações de saúde (139,9 bilhões de reais), educação (62,8 bilhões de reais) e ao programa social Auxílio Brasil (89,1 bilhões de reais), sem fornecer mais detalhes.

Na sexta-feira, fontes da equipe econômica disseram à Reuters que o presidente deveria sancionar o Orçamento de 2022 com a previsão de 4,9 bilhões de reais para alimentar o fundo eleitoral, mas que seria necessário promover um corte imediato de 3 bilhões de reais em outras áreas do governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar