Política

Bolsonaro tentará candidatura até último momento, mas não descarta ser ministro de Michelle

23 jan 2025, 18:19 - atualizado em 23 jan 2025, 18:19
Michelle Bolsonaro
(Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (23) que vai tentar garantir a sua candidatura até “os 48 do segundo tempo”, mas admitiu a possibilidade de sua esposa, Michelle, concorrer caso seja mantida sua inelegibilidade, e de ele ocupar um dos principais ministérios do governo, a Casa Civil, se a ex-primeira-dama for vitoriosa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não tenho problemas, seria também um bom nome com chances de chegar. Obviamente, ela me colocando como ministro da Casa Civil, pode ser“, disse o ex-presidente em entrevista à CNN Brasil, questionado sobre a possibilidade de Michelle disputar o Planalto no seu lugar.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

Pesquisa do instituto MDA para a Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada em novembro do ano passado apontava que ex-primeira-dama é quem mais se aproximaria em intenção de voto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição de 2026 se o ex-presidente Jair Bolsonaro continuar impedido de concorrer.

Segundo a sondagem, Michelle se sairia melhor do que o influenciador Pablo Marçal (PRTB) e do que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No cenário com a ex-primeira-dama, Lula fica à frente com 34,1% das intenções de voto, enquanto Michelle soma 20,5%. No caso em que o próprio Bolsonaro aparece na disputa, Lula tinha 35,2% e o ex-presidente, 32,2%. A margem de erro da pesquisa era de 2,2 pontos percentuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro foi declarado inelegível por 8 anos em junho de 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político ao se utilizar de seu cargo e da estrutura da Presidência da República para, em reunião com embaixadores, levantar suspeitas infundadas contra o sistema eleitoral brasileiro.

Posteriormente também foi declarado inelegível ao ser condenado por abuso de poder político, uso indevido de meios de comunicação e conduta vedada nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em 2022.

Confrontado com outros possíveis candidatos que representem a direita na entrevista desta quinta-feira, Bolsonaro citou os filhos — Flávio e Eduardo — como bons nomes para a disputa. Perguntado sobre a viabilidade do governador de São Paulo, o ex-presidente afirmou que ele é um “excelente gestor”, mas seria necessário avaliar sua popularidade para aferir “se ele está maduro para representar a direita ou não“.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar