Ibovespa sobe com apoio da Petrobras (PETR4); Magazine Luiza (MGLU3) dispara

O Ibovespa perdeu força na sessão desta quinta-feira (25), mas conseguiu fechar em alta de 0,28%, a 128.168 pontos, com apoio das ações da Petrobras (PETR4), que subiram mais de 3% em meio à disparada do petróleo.
Por outro lado, os papéis da Vale (VALE3) jogaram contra o índice. A empresa vive certa incerteza do mercado diante da pressão do Governo Federal para indicar Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda de governos petistas, na presidência da mineradora.
O pregão também foi marcado pela baixa liquidez devido ao feriado de aniversário de São Paulo. No cenário macro, o Banco Central Europeu (BCE) manteve a sua taxa básica de juros em um patamar recorde de 4% — seu nível mais alto desde que o BCE foi criado — e repetiu que permanecerá lá por algum tempo.
Nos EUA, onde os dados econômicos têm sido amplamente monitorados para calibrar apostas em relação aos próximos passos do Federal Reserve, o PIB do quarto trimestre de 2023 cresceu a uma taxa anualizada de 3,3%, bem acima da expansão de 2% estimada por economistas em pesquisa da Reuters.
Dados norte-americanos de pedidos de auxílio-desemprego, porém, mostraram um resultado mais elevado do que as expectativas, com o número de solicitações somando 214 mil na semana passada, acima dos 189 mil da semana anterior e dos 200 mil estimados por economistas.
- Temporada de resultados chegando: O que esperar de Magazine Luiza, Vale, Itaú e outras gigantes da bolsa? Larissa Quaresma e Fernando Ferrer comentam as perspectivas para o 4T23, assista aqui:
Ibovespa: Magazine Luiza lidera altas; Gol pede recuperação judicial
Com a queda dos juros futuro, o Magazine Luiza (MGLU3) surfou bem na sessão, liderando as altas.
As taxas acompanharam o recuo dos rendimentos dos Treasuries no exterior, com alguns indicadores de inflação mais acomodados justificando o movimento, apesar de os EUA terem divulgado um PIB acima do esperado no quarto trimestre de 2023.
Já os papéis da Gol (GOLL4) chegaram a entrar em leilão após a divulgação do fato relevante de que irá entregar em recuperação judicial nos Estados Unidos. A ação chegou a subir mais de 6% mais cedo após a criação de fundo de financiamento do governo para as companhias, mas zerou os ganhos.
No fato relevante divulgado há pouco, a empresa aérea afirma que a reestruturação de suas dívidas conta com um compromisso de financiamento de US$ 950 milhões, na modalidade “debtor in possession” (DIP).
Com Reuters