BusinessTimes

Brasil cai dez posições em ranking de países mais otimistas

18 jul 2020, 14:06 - atualizado em 14 jul 2020, 17:20
pessoas-população-pedestres-min
Levando em consideração a crise econômica e de saúde causada pela pandemia de covid-19, apenas 40% dos empresários brasileiros se dizem otimistas com o cenário econômico nos próximos meses (Imagem: Pixabay)

O Brasil caiu dez posições no ranking global de confiança da Grant Thornton, a Internacional Business Report (IBR). O país foi do 6º lugar no segundo semestre do ano passado para o 16º na nova edição do estudo, que mediu o otimismo dos empresários com o futuro da economia nos próximos 12 meses.

Levando em consideração a crise econômica e de saúde causada pela pandemia de covid-19, apenas 40% dos empresários brasileiros se dizem otimistas com o desenvolvimento do cenário econômico nacional. Dessa forma, a confiança no Brasil perde para países como Argentina (41%) e México (41%) e fica empatado com Turquia.

A média global dos 29 países que compõem a pesquisa caiu 15 pontos percentuais, de 59 para 43%, com Emirados Árabes liderando o ranking de confiança, seguido por Vietnã e China. Suécia, Coreia do Sul e Japão estão no fim da lista.

País Percentual de otimismo
Emirados Árabes Unidos 69%
Vietnã 65%
China 65%
Nigéria 64%
Índia 63%
Indonésia 56%
Filipinas 54%
Estados Unidos da América 50%
África do Sul 47%
Austrália 47%
Malásia 45%
Canadá 44%
México 41%
Argentina 41%
Turquia 40%
Brasil 40%
Irlanda 39%
Grécia 37%
França 35%
Cingapura 33%
Reino Unido 31%
Alemanha 31%
Tailândia 24%
Espanha 24%
Itália 23%
Rússia 17%
Suécia 13%
Coreia do Sul 10%
Japão 6%

Negócios

Caiu para 51% o percentual de entrevistados que esperam ver em 12 meses um aumento de vendas e de receita para seus negócios. Isso equivale a 23 pontos percentuais a menos em relação à edição anterior da pesquisa, divulgada em janeiro.

46% dos empresários projetam um aumento do emprego no Brasil para os próximos 12 meses (Imagem: Agência Brasília/Tony Winston)

Em relação às exportações, 40% dos empresários acreditam no aumento dos volumes para seus negócios. Há ainda 46% que projetam um aumento do emprego, o que coloca o Brasil bem acima da média global, cujo percentual é de 28%.

Metodologia

Baseado em cinco indicadores (Vendas e Receita, Tecnologia e P&D, Exportações, Empregabilidade e Construção Civil), o levantamento foi realizado em maio e junho de 2020, com mais 5 mil empresários de variados setores.

Segundo a Grant Thornton, a pesquisa trata-se de “uma perspectiva atual relevante em meio a um cenário em constante transformação, com apuração realizada desde o início dos bloqueios relacionados à pandemia até a flexibilização das restrições em algumas partes do mundo”.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.