AgroTimes

Brasil conquista novo mercado na América do Sul para exportar mamão

30 set 2023, 10:00 - atualizado em 30 set 2023, 9:31
brasil mamão
No ano passado, as exportações de mamão do Brasil alcançaram US$ 49,71 milhões, representando 15,3% do comércio mundial do produto (Foto: Mapa)

Brasil e Chile concluíram os procedimentos referentes à abertura do mercado chileno ao mamão fresco (“carica papaya”) para consumo, após a revisão de certificados e auditorias “in loco” que subsidiaram a análise e o estabelecimento de requisitos fitossanitários.

O Brasil ocupa a segunda posição entre os principais exportadores mundiais de mamão “papaya”.

No ano passado, as exportações do Brasil alcançaram US$ 49,71 milhões, representando 15,3% do comércio mundial do produto.

Estima-se que o consumo chileno de mamão “papaya” aumentará nos próximos anos, juntamente com o aumento da demanda chilena por outras frutas tropicais. O Chile importou, em 2022, cerca de US$ 326 milhões em frutas e o Brasil foi o seu 4° maior fornecedor.

O resultado positivo alcançado é fruto dos esforços conjuntos entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
pasquale.salvo@moneytimes.com.br
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.