Agronegócio

Brasil deve colher 132,4 mi t de soja em 2021, diz Agroconsult, reduzindo previsão

21 jan 2021, 16:29 - atualizado em 24 mar 2021, 14:32
soja em Cruz Alta
Mato Grosso sempre foi o Estado que puxava as médias de produtividade de soja para cima (Imagem: REUTERS/Inaê Riveras)

O Brasil deve colher um recorde de 132,4 milhões de toneladas de soja em 2021, ainda que produtores tenham enfrentado seca no início da semeadura, o que derrubou o potencial produtivo em estados-chave como Mato Grosso, disse nesta quinta-feira a consultoria Agroconsult.

“Mato Grosso sempre foi o Estado que puxava as médias de produtividade de soja para cima. É o Estado que tem maior área e estabilidade de produtividade. Mas este ano é o que exige mais atenção”, disse o presidente da consultoria, André Pessôa.

Ele afirmou ver um viés positivo para a soja em nível nacional. A consultoria, no entanto, projetava em novembro uma colheita de soja de 133,2 milhões de toneladas.

A área plantada com a oleaginosa cresceu 4%, para 38,4 milhões de toneladas, ainda segundo a Agroconsult.

“Apesar do susto que a turma levou, a chuva deu uma ‘firmada'”, disse Pessôa, em referência a regiões produtoras onde a falta de chuva prejudicou o plantio.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.