BusinessTimes

Brasil deve comunicar Saab sobre avanços no acordo Boeing-Embraer

26 jan 2018, 10:03 - atualizado em 26 jan 2018, 10:03

Investing.com – Enquanto as negociações entre a Embraer (SA:EMBR3) e a Boeing continuam, o governo brasileiro se comprometeu a comunicar à sueca Saab, empresa que fornecerá caças para a Força Aérea Brasileira, sobre o avanço no acordo. De acordo com o jornal o Estado de S. Paulo, o compromisso foi assinado pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o presidente mundial da empresa sueca, Håkan Buskhe.

Na quarta-feira, as ações da Embraer registraram alta de 2,07% a R$ 19,80.

A jornal relata que o executivo sueco veio ao país em busca de detalhes sobre o pontecial negócio, uma vez que a Saab irá transferir tecnologia à Embraer no processo de fabricação dos caças Gripen comprados pela FAB. A Saab manifestou não ser contra o negócio mas quer se manter informada dos temas em discussão.

Foi a própria Saab que solicitou reunião em Brasília para tratar do assunto, mostrando estar preocupado com o eventual acordo Embraer-Boeing. Isso porque a fabricante brasileira terá acesso à tecnologia dos caças Saab, que são concorrentes da Boeing no segmento de defesa.

Apesar de afirmar que deseja manter a parceria com a Embraer, o executivo sueco destacou a transferência de tecnologia é um tema que precisa ser analisado com cuidado. “Eu não tenho a intenção de deixar a cooperação com o Brasil. Mas, logicamente, quando vem uma terceira parte, temos de entender qual é a estrutura e o impacto na nossa tecnologia”, disse ao Estado de S. Paulo.

Ao lado de ministro Jungmann, o executivo relembrou que a transferência de tecnologia da Saab para a Embraer na produção dos caças é a maior já feita pela empresa. Por isso, qualquer movimento que envolva ações “estratégicas” em termos tecnológicos da Saab terão de passar pelo crivo de Estocolmo.

Do outro lado, o governo brasileiro garante que se o negócio entre Embraer e Boeing avançar, vai adotará salvaguardas para proteger a área de defesa, em especial a transferência de tecnologia sueca dos caças Gripen para a brasileira.

Por Investing.com

investing@moneytimes.com.br