BusinessTimes

Brasil é o segundo país que mais utiliza o smartphone na hora de comprar, aponta estudo

23 ago 2022, 14:43 - atualizado em 23 ago 2022, 14:43
Celulares smartphone
Atrás dos Emirados Árabes, Brasil ocupa a segunda posição dentre os que mais utilizam smartphone no processo de compra (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O smartphone reúne diversas funcionalidades presentes no cotidiano do brasileiro, com metade dos consumidores utilizando o aparelho durante o processo de compras, aponta estudo da Visa.

O estudo The 2022 Global Digital Shopping Playbook, elaborado pela Cybersource, solução da Visa, mapeou que em 2021, no Brasil, 52% de todos os consumidores — uma estimativa de 33 milhões de pessoas — utilizaram smartphones pelo menos uma vez em suas últimas compras, ante 47% em 2020.

Ou seja, realizam pesquisa de produtos online, compram um produto em uma loja digital, seguem uma encomenda de e-commerce via aplicativo e pagam através de carteira digital.

“Os consumidores brasileiros demonstram ser alguns dos compradores mais ‘mobile-cêntricos’ do mundo. Proporcionar experiências de compra integradas, virtuais e presenciais é mais do que um diferencial competitivo no nosso país; é fundamental para a realização de negócios”, afirma Gustavo Carvalho, head da Cybersource no Brasil.

Brasil é o segundo país que mais usa smartphone para compras

Atrás apenas dos Emirados Árabes, o Brasil é o segundo país que mais usa o smartphone no processo de compras. Estima-se que 20 milhões de consumidores no Brasil usaram seus smartphones na última vez que fizeram compras presenciais.

A análise também demonstrou que 24% desses consumidores usaram seus aparelhos para comparar preços em tempo real e 23% usaram para procurar cupons e descontos válidos.

O estudo mapeou ainda que, dentre os países que foram considerados, os comerciantes brasileiros oferecem algumas das experiências de compras mais fluidas do mundo, e a qualidade dessas experiências vem melhorando ao longo do tempo.

No índice, o Brasil obteve uma pontuação média de 100,1 em 2021, representando um aumento de 3% em relação ao ano anterior.

“Isto não só indica que os comerciantes brasileiros vêm adotando mais recursos para compras digitais e entre canais, mas também que essas ofertas ultrapassam aquelas vistas em quase todos os outros países”, diz o estudo.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.