Carteira Recomendada

BTG inclui Banco do Brasil (BBAS3) em carteira de ações para março; veja lista

04 mar 2022, 8:20 - atualizado em 04 mar 2022, 8:20
Banco do Brasil
BTG retirou as ações de TIM (TIMS3) da carteira e substituiu os da Rede D’Or (RDOR3) pela SulAmerica (SULA11). (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O BTG Pactual incluiu o Banco do Brasil (BBAS3) em carteira de ações recomendadas para março e manteve o Itaú Unibanco (ITUB4), aumentando a exposição ao setor bancário.

Para os analistas da instituição, as eleições podem provocar grande volatilidade sobre as ações do Banco do Brasil, mas, na avaliação do BTG, o risco da carteira de crédito do banco é muito baixo e o preço atual dos papéis é “atrativo”.

O BTG retirou as ações de TIM (TIMS3) da carteira e substituiu os da Rede D’Or (RDOR3) pela SulAmerica (SULA11) – que seria uma forma mais barata de se expor aos papéis da Rede Dor.

Mas é o momento de investir em ações?

O BTG chama a atenção para a alta de 16% do Ibovespa no acumulado dos dois primeiros meses do ano, mas diz que os preços ainda estão “baratos”.

Ações locais (ex-Petrobras e Vale) são negociadas a um múltiplo de 10,3x P/L (preço sobre lucro) em 12 meses, 1 desvio padrão abaixo da média, segundo o banco.

O BTG destaca que a taxa de juros reais no país estão “muito altas”, a 5,7% no final de fevereiro, mas diz ver espaço para que a queda das taxas 2022, “principalmente se os candidatos presidenciais se comprometerem com a disciplina fiscal durante a campanha”.

“O prêmio para manter ações, medido como o inverso do P/L menos as taxas de juros reais de 10 anos, é de 3,9%, um desvio padrão acima de seu nível histórico”, diz trecho do relatório assinado por Carlos Sequeira e Osni Carfi.

Os analistas afirmam que há dois principais riscos para as ações no Brasil: o de deterioração fiscal e o de um movimento de venda geral de ações por parte do investidor global, motivado pelo aumento da taxa de juros nos Estados Unidos.

Veja a carteira de ações do BTG para março:

Empresa Ações Peso
Petrobras PETR4 15%
Vale VALE3 10%
Itaú Unibanco ITUB4 10%
Banco do Brasil BBAS3 10%
Raízen RAIZ4 10%
Localiza RENT3 10%
Energisa ENGI11 10%
SulAmerica SULA11 10%
Arezzo ARZZ3 10%
Multiplan MULT3 5%

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin