Carteira Recomendada

BTG inclui Banco do Brasil (BBAS3) em carteira de ações para março; veja lista

04 mar 2022, 8:20 - atualizado em 04 mar 2022, 8:20
Banco do Brasil
BTG retirou as ações de TIM (TIMS3) da carteira e substituiu os da Rede D’Or (RDOR3) pela SulAmerica (SULA11). (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O BTG Pactual incluiu o Banco do Brasil (BBAS3) em carteira de ações recomendadas para março e manteve o Itaú Unibanco (ITUB4), aumentando a exposição ao setor bancário.

Para os analistas da instituição, as eleições podem provocar grande volatilidade sobre as ações do Banco do Brasil, mas, na avaliação do BTG, o risco da carteira de crédito do banco é muito baixo e o preço atual dos papéis é “atrativo”.

O BTG retirou as ações de TIM (TIMS3) da carteira e substituiu os da Rede D’Or (RDOR3) pela SulAmerica (SULA11) – que seria uma forma mais barata de se expor aos papéis da Rede Dor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas é o momento de investir em ações?

O BTG chama a atenção para a alta de 16% do Ibovespa no acumulado dos dois primeiros meses do ano, mas diz que os preços ainda estão “baratos”.

Ações locais (ex-Petrobras e Vale) são negociadas a um múltiplo de 10,3x P/L (preço sobre lucro) em 12 meses, 1 desvio padrão abaixo da média, segundo o banco.

O BTG destaca que a taxa de juros reais no país estão “muito altas”, a 5,7% no final de fevereiro, mas diz ver espaço para que a queda das taxas 2022, “principalmente se os candidatos presidenciais se comprometerem com a disciplina fiscal durante a campanha”.

“O prêmio para manter ações, medido como o inverso do P/L menos as taxas de juros reais de 10 anos, é de 3,9%, um desvio padrão acima de seu nível histórico”, diz trecho do relatório assinado por Carlos Sequeira e Osni Carfi.

Os analistas afirmam que há dois principais riscos para as ações no Brasil: o de deterioração fiscal e o de um movimento de venda geral de ações por parte do investidor global, motivado pelo aumento da taxa de juros nos Estados Unidos.

Veja a carteira de ações do BTG para março:

Empresa Ações Peso
Petrobras PETR4 15%
Vale VALE3 10%
Itaú Unibanco ITUB4 10%
Banco do Brasil BBAS3 10%
Raízen RAIZ4 10%
Localiza RENT3 10%
Energisa ENGI11 10%
SulAmerica SULA11 10%
Arezzo ARZZ3 10%
Multiplan MULT3 5%

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.