Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

BTG lança ETF sustentável indexado ao S&P/B3 Brazil ESG

05/10/2020 - 12:26
Sustentabilidade-Investimentos
Disponível na plataforma do BTG Pactual digital, o fundo é composto por 96 ações de companhias preocupadas em desenvolver e propagar aspectos ligados à sustentabilidade no Brasil (Imagem: Pixabay)

O BTG Pactual (BPAC11) lançou seu primeiro ETF (ESGB11) focado nas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG) das empresas.

Disponível na plataforma do BTG Pactual digital, o fundo é composto por 96 ações de companhias preocupadas em desenvolver e propagar aspectos ligados à sustentabilidade no Brasil. O ETF replica a carteira que integra o S&P/B3 Brasil ESG (SPBRESBP), índice lançado recentemente pela B3 (B3SA3) junto com a S&P Dow Jones.

“O mercado de ETFs ESG já é bastante desenvolvido em outros países, com fundos consolidados, mas ainda pouco explorado no Brasil. Estamos suprindo uma agenda que tem grande potencial de crescimento nos próximos anos”, afirma Andrea Cardia, sócia e gestora de renda variável da BTG Pactual Asset Management.

O S&P/B3 Brasil ESG engloba as empresas listadas na B3 e que compõem o S&P Brazil BMI (Broad Market Index), com exceção daquelas que não aderiram aos princípios do Pacto Global ou que fazem parte de setores específicos, como armas, tabaco e carvão térmico.

A seleção dos nomes é baseada na pontuação ESG da S&PDJI na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA, na sigla em inglês). Quem não consegue atingir pontuação suficiente não entra na carteira.

“Esse índice tem uma característica inclusiva por partir de um universo grande de empresas e utilizar a performance ESG como principal fator de ponderação, o que permite empresas ampliarem sua participação à medida que avancem em suas agendas de sustentabilidade”, comenta Andrea Weinberg, sócia e gestora de renda variável da BTG Pactual Asset Management.

O ETF ESG do BTG traz alguns diferenciais em relação a outro ativos, como liquidez imediata, já que tem formadores de mercado e é negociado como ação, divulgação diária da composição da carteira do índice e formação de preço em Bolsa.

O fundo vai ser distribuído por outros parceiros do mercado.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 05/10/2020 - 12:35