Comprar ou vender?

BTG rebaixa small cap do setor automotivo diante de dólar pressionado

29 set 2025, 15:49 - atualizado em 29 set 2025, 15:49
iochpe-maxion
(Imagem: Facebook/Iochpe-Maxion S.A.)

O BTG Pactual revisou suas projeções para a Iochpe-Maxion (MYPK3) e rebaixou a recomendação da ação de compra para neutra, cortando o preço-alvo de R$ 19 para R$ 14 por papel.

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Em relatório divulgado nesta segunda-feira (29), os analistas afirmam que o cenário mais desafiador no setor automotivo global e doméstico limita os gatilhos de valorização no curto prazo, apesar do valuation ser considerado atrativo.

No pregão de hoje, a ação recua mais de 2%.



Entre os fatores que motivaram a revisão, o BTG cita a demanda mais fraca que o esperado nos Estados Unidos, especialmente em componentes estruturais, que representam cerca de metade dos volumes da região.

O banco também destaca a valorização do real, que pressiona receitas dolarizadas; o ritmo mais lento de desalavancagem; e a perspectiva menos favorável para a indústria automotiva brasileira.

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Cerca de 54% da receita da companhia vem da América do Norte e Europa, onde a produção segue enfraquecida.

O banco também prevê números mais fracos no terceiro trimestre, com receita líquida estimada em R$ 3,9 bilhões, queda de 2% na comparação anual, e Ebitda de R$ 399 milhões, retração de 9%.

De acordo com os analistas, a margem deve ficar em 10%, enquanto o lucro líquido é projetado em R$ 40 milhões, bem abaixo dos R$ 109 milhões registrados um ano antes.

A menor produção na América do Norte deve continuar pesando sobre os resultados, agravada pelo impacto das novas tarifas de importação de 25% sobre caminhões nos EUA, que entram em vigor em 1º de outubro e aumentam a incerteza na cadeia produtiva.

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O cenário global para a indústria também permanece desafiador. A produção de veículos leves deve crescer apenas 2% em 2025 e cair 1% em 2026, com quedas esperadas na América do Norte e na Europa.

No Brasil, a Anfavea revisou para baixo as estimativas de vendas para 2025 e agora espera alta de 6% para veículos leves e queda de 5% para pesados, refletindo juros elevados, desaceleração nos EUA e atividade econômica mais fraca.

Para o BTG, embora a diversificação geográfica da Iochpe ajude a mitigar parte das pressões, os ventos contrários vindos do exterior e a falta de catalisadores claros mantêm a recomendação neutra.

O banco afirma que pode passar a ter uma visão mais construtiva sobre o papel em caso de recuperação mais rápida dos volumes globais, avanço mais consistente na desalavancagem e maior geração de caixa.

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Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.