Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

BTG Pactual: Vivo é a ação mais resistente, entre as operadoras de telecom

07/04/2020 - 15:12
Vivo
Melhor opção: para o BTG, Vivo é a operadora mais resistente (Imagem: Gustavo Kahil/Money Times)

O BTG Pactual (BPAC11) realizou um encontro com a diretoria da Vivo (VIVT4) e saiu bem impressionado. Para o banco, o setor de telecomunicações, em geral, tende a ser menos afetado pela pandemia de coronavírus, dado seu modelo de negócios.

Mas, se for para escolher uma empresa de telecom, o banco destaca que a Vivo é “uma ação especialmente interessante para se ter em tempos de incerteza”. Entre os argumentos, estão seu “bom e consistente” fluxo de caixa, e o bom histórico de distribuição de dividendos.

Carlos Sequeira e Osni Carfi, que assinam o relatório, acrescentam que a companhia reiterou sua disposição de participar de uma eventual oferta pela área de telefonia móvel da Oi (OIBR3), em conjunto com a TIM (TIMP3). A Vivo afirmou, ainda, que a crise de saúde não deve prejudicar o andamento das negociações.

Pontos fracos

Embora resiliente, a companhia não é totalmente imune ao coronavírus. A dupla espera uma queda das receitas geradas pelos clientes pré-pagos, já que muitos só recarregam seus aparelhos em lojas físicas, como casas lotéricas, bancas e supermercados. Com a quarentena, a Vivo já detectou uma redução das recargas.

Outra área que deve ser afetada é a corporativa (B2B). O BTG lembra que cerca de 25% da receita da Vivo vem desse segmento, que conta com uma grande base de pequenas e médias empresas – as que serão mais prejudicadas pela pandemia.

Ainda assim, mesmo que as receitas sejam impactadas, o banco acredita que as outras linhas do balanço serão preservadas, devido à otimização dos custos. Com isso, o ebitda não deve recuar com a mesma intensidade.

A recomendação do BTG é de compra do papel, com preço-alvo de R$ 64, o que representa uma alta potencial de 23% sobre o valor de referência do banco.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Última atualização por Márcio Juliboni - 07/04/2020 - 15:12