Mercados

Buffett se diz “muito orgulhoso” destas ações e promete investir mais nelas (e você pode ganhar também)

11 abr 2023, 18:39 - atualizado em 11 abr 2023, 18:39
Warren Buffett ações carteira onde investe investimentos dicas
Sol Nascente: Buffett vai investir mais em empresas japonesas, e algumas estão ao alcance dos brasileiros (Imagem: Reuters/Rick Wilking)

Warren Buffett, o investidor lendário de 92 anos, está atento a investimentos no mundo todo. Nesta terça-feira (11), o fundador da Berkshire Hathaway foi à imprensa japonesa dizer que pretende aumentar investimentos em cinco empresas que estão listadas no Nikkei 225 (N225), o principal índice da Bolsa do Japão.

O grupo de ações é composto pela Itochu Corp. (TYO:8001), Mitsubishi Corp. (8058), Mitsui & Co, Sumitomo Corp. (TYO:8053) e Marubeni Corp. (TYO:8002). Não por acaso, todas terminaram o pregão em forte alta e contribuíram para uma valorização de 1,05% do índice Nikkei.

Entre os nomes acima, dois possuem BDRs listadas na B3, quais sejam, a Mitsubishi Corp. e a Sumitomo Corp.

As empresas, que compõem a crista do setor comercial e industrial japonês, já constavam no radar do Oráculo desde 2020. Em agosto daquele ano, a Berkshire Hathaway (NYSE:BRKa) aumentou em 5% a participação nas empresas, movimento que teve rescaldo no ano passado.

Agora, Buffett se diz “muito orgulhoso” de suas participações nos principais grupos comerciais do Japão. O oráculo dos investimentos também afirmou que gostaria que as empresas procurassem a Berkshire para receberem apoio em grandes projetos.

Embora concentre a parte majoritária da sua atuação nos Estados Unidos, a holding tem procurado oportunidades de investimentos em outros locais, mas que resguardem o DNA de investimento de Buffet, que é o do value investing (potencial de valor das empresas a longo prazo, e não em seu preço de mercado atua).

Berkshire é forte emissora de títulos em ienes

De acordo com levantamento feito pela Bloomberg, a Berkshire, com sede em Omaha, Nebraska, é uma das maiores emissoras estrangeiras de títulos em ienes.

A empresa surpreendeu os mercados japoneses em 2020 quando comprou ações de tradings locais depois de vender um dos maiores negócios de títulos em ienes de todos os tempos por uma empresa estrangeira.

Os desdobramentos vêm na sequência da posse de Kazuo Ueda no comando do Banco do Japão (BoJ) neste mês. Ueda sinalizou em sua coletiva de imprensa, feita na segunda-feira, que qualquer mudança de política monetária é improvável no momento.*

*Com informações da Bloomberg

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.