Setor Automotivo

BYD supera Tesla na UE pelo segundo mês consecutivo; Stellantis volta a crescer em vendas

25 set 2025, 6:14 - atualizado em 25 set 2025, 6:27
BYD supera Tesla na Europa e aumenta vantagem mês a mês (Reuters/Nick Carey)

A montadora chinesa BYD vendeu três vezes mais carros novos na União Europeia no mês passado do que em agosto de 2024, superando a concorrente americana Tesla pelo segundo mês seguido, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (25) pela associação europeia da indústria automobilística ACEA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Stellantis voltou a registrar crescimento nas vendas na Europa pela primeira vez em mais de um ano, à medida que o mercado como um todo se expandiu, impulsionado pelas vendas de carros híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV).

As vendas de carros na União Europeia, Reino Unido e na Associação Europeia de Livre Comércio subiram 4,7% em agosto, totalizando 800 mil unidades, segundo a ACEA.

As matrículas de veículos da Volkswagen e da Renault cresceram 4,8% e 7,8%, respectivamente. As da Stellantis subiram 2,2%, marcando o primeiro crescimento desde fevereiro de 2024.

As vendas da Tesla na UE caíram 36,6%, reduzindo sua participação de mercado de 2% para 1,2% em relação ao ano anterior. Já a BYD teve um salto de 201,3% nas vendas, alcançando uma participação de 1,3% no mercado europeu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As vendas da chinesa SAIC Motor (dona da marca MG) subiram 59,4% em agosto, levando sua participação acumulada no ano a 1,9%, o que a torna a décima montadora mais vendida no bloco até agora em 2025.

As vendas totais de automóveis na UE aumentaram 5,3%. As matrículas de veículos elétricos a bateria (BEV) subiram 30,2%, enquanto de híbridos elétricos (HEV) subiram 54,5% e híbridos plug-in (PHEV) subiram 14,1%.

Esses três grupos juntos representaram 62,2% das matrículas no bloco, um aumento em relação aos 52,8% registrados em agosto de 2024.

A indústria automobilística europeia, que vem sofrendo sucessivos golpes, enfrenta desafios significativos, como tarifas de importação dos EUA, concorrência com fabricantes chineses e dificuldades para cumprir de forma lucrativa os regulamentos locais sobre adoção de veículos elétricos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As montadoras têm aumentado as vendas de híbridos plug-in para atender aos padrões de emissões, oferecendo modelos mais acessíveis e lucrativos do que os elétricos puros (EVs). As marcas chinesas também têm usado essa tecnologia para minimizar o impacto das tarifas da UE sobre veículos elétricos chineses e conquistar consumidores europeus céticos em relação à China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar